Estudantes do NREBQ participam da OBMEP MIRIM.

    Publicado por:  Wilson de Souza Rodrigues

No dia 28 de Agosto, aconteceu a primeira fase da 2ª Olimpíada Mirim– OBMEP, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A OBMEP é uma Iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e foi criada em 2005 como meio de estimular o estudo da Matemática e tem como premissa identificar e incentivar novos talentos dessa área do conhecimento. Em 2022 a experiência da olimpíada foi ampliada para os estudantes dos anos iniciais e teve uma ótima aceitação.

A Regional do Boqueirão teve 1130 estudantes inscritos nessa modalidade, distribuídos entre os 2.°, 3.°, 4.° e 5.° anos das unidades EM Castro, EM CEI Maestro Bento Mossurunga, EM CEI Prof.ª Tereza Matsumoto, EM Lapa, EM Prof. Francisco Hübert e EM Prof. Germano Paciornik.

As matemáticas do núcleo, Desirée Silva Lopes Pereira e Thaise Maioli Salata, passaram pelas unidades e perceberam a dedicação dos estudantes e servidores municipais nesse movimento em prol da Matemática. Salientam que é uma possibilidade de despertar nos estudantes o gosto pela disciplina e áreas afins como a ciência e tecnologia. Além de perceberem as estratégias de resolução dos estudantes.

O estudante Harion Henrick Pacheco da Silva, do 4.º ano da professora Jhéssica Remer da EM Prof. Germano Paciornik, disse que ficou “muito ansioso, com o coração acelerado, mas foi bem legal fazer a prova da OBMEP”. A estudante Helena Bittencourt, da professora Adriane Aparecida Pyl do 3.º A da EM Lapa, acrescenta: “A experiência da Olimpíada é muito divertida, é meio facinho. Ela ajuda a pensar muito mais e isso vai para o nosso futuro quando a gente crescer. A gente vai saber mais matemática que a gente já sabe hoje.”. A diretora do EM CEI Prof.ª Tereza Matsumoto, Simone de Cássia Landuche de Freitas, ressalta que “todos os estudantes da unidade foram inscritos, pois acredito que a realização da prova permite aprendizagem aos nossos estudantes, avaliação dos encaminhamentos pedagógicos e a inclusão social através da Matemática”.     

A participação e divulgação da OBMEP MIRIM é uma possibilidade de contribuir no processo de ensino aprendizagem e a valorização profissional, bem como promover o conhecimento na Rede Municipal de Ensino de Curitiba.  

Mais informações acesse: https://olimpiadamirim.obmep.org.br/

Autor: NREBQ | Fonte: NREBQ
00437061.jpg
OBMEP - Mirim
1/3