Estudantes do CAIC Bairro Novo visitam o Museu de Valores do Banco Central

Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Você já parou para pensar quanto custa para produzir o dinheiro que circula no Brasil? Será que a humanidade sempre usou dinheiro em cédulas? Ou ainda, será que o dinheiro de papel será substituído totalmente? Essas foram algumas reflexões que os estudantes do 9AB do CAIC Bairro tiveram ao visitar o Museu de Valores do Banco Central.

O passeio cultural integra o Programa Linhas do Conhecimento. Saiba mais sobre ele aqui. Os estudantes foram acompanhados pela professora de Língua Portuguesa Adriana Martins, pelo Professor de Educação Física Everton Camargo e também por Elisabete Aparecida Sola da SME que integra a equipe do Programa. Os estudantes do CAIC Bairro Novo foram a primeira turma de Anos Finais da Rede Municipal de Curitiba a visitar o local. "Acredito que foi um momento significativo para nossos estudantes, trazendo reflexão sobre a educação financeira, consumo, e a necessidade de organização de um orçamento pessoal" destaca a diretora do CAIC BN Eliane Adam que parabeniza professora e estudantes pelo trabalho.

Chegando ao local, os estudantes foram recebidos pelos coordenadores do Museu de Valores  que passaram um vídeo para os estudantes onde eles puderam aprender sobre a conservação do dinheiro em nosso país, o custo da produção monetária e tendências monetárias modernas, como a substituição das cédulas pelo dinheiro virtual, como cartões de crédito e débito e as transações on line.

Os estudantes visitaram o museu com peças históricas (por motivos de segurança não puderam tirar fotos nesse local) e receberam um kit com 4 gibis da Turma da Mônica abordando a história do dinheiro e o planejamento financeiro familiar. Além disso os estudantes receberam um pacotinho de R$1500 em cédulas fragmentadas.

A professora Adriana Martins que recebeu um tijolinho de dinheiro no valor 20 mil reais destaca que “a visita foi muito interessante, pois em sala estávamos trabalhando o texto de opinião que envolvia a questão do consumo e a Professora de Matemática Fernanda Coitinho de Matemática está trabalhando plano cartesiano envolvendo também questões financeiras (em breve na Página do CAIC ), então o passeio cultural casou perfeitamente com o que os estudantes estavam trabalhando em sala de aula”.

A escola recebeu um kit de livros com gibis e exemplares paradidáticos sobre questões financeiras que está disponível na Biblioteca da escola (Biblioteca e Farol do Saber Victor Hugo). Confira nas fotos.

Parabéns estudantes do CAIC pela visita cultural tão interessante e professora Adriana Martins pelo trabalho desenvolvido com os estudantes.

Fotos: Professora Adriana Martins e Professora Educomunicadora Patricia Molina.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

Autor: Professora Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Professora Adriana Martins
adri martins