Estudantes do CAIC Bairro Novo recebem certificado da 18ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Na semana que se passou os estudantes dos 6ºs anos do CAIC BN  receberam os certificados de participação da 18ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). No entanto, essa certificação significa muito mais, pois mostra todo o trabalho realizado pelos professores de Ciências Marlene Lins, Waleska Baggio e Ricardo Abuhamad com os conteúdo de ciências do 1º trimestre astronomia,integrante curricular da área, tantos nos Anos Finais como das Séries Iniciais.

A participação dos estudantes do 6ºano na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica não é obrigatória, mas a professora Marlene Lins há três anos tomou a responsabilidade e promoveu a aplicação das avaliações da OBA com o auxílio dos demais colegas de outras áreas, pois para ela “ a Olimpíada incentiva o gosto e o prazer pelo estudo da astronomia, além de deixar os estudantes motivados.”

A aplicação da Olimpíada , que acontece a nível nacional, aconteceu em 15 de maio deste ano letivo. E os estudantes estavam bem animados pois haviam estudado astronomia.  Confiram o trabalho do professor Ricardo Abuhamad, responsável pelo Laboratório de Ciências do CAIC BN aqui com as turmas do 6ºs ano.

 Confeccionado de acordo com a escala de João Canalle (atual presidente da OBA) o material sobre sistema solar confeccionado pelo professor Ricardo e que foi mostrado para os estudantes dos 6ºs anos da manhã, também foi trabalhado com os estudantes da tarde. Destaca-se o importante papel da professora de Ciências Waleska Baggio que trabalha no CAIC manhã e tarde e realiza ganchos importantes com os professores de Ciências dos dois turnos. " O trabalho das professoras Marlene e Waleska permite que os estudantes construam o conhecimento através de experiências significativas, diferente de outras épocas onde o estudante aprendia o sistema solar por exemplo, através de ilustrações do livro didático." comentou a pedagoga dos 6ºs anos Nefertite Amorim.

Os estudantes também se maravilharam com o software Stellarium que mostra no computador o céu realista em 3 dimensões, confiram aqui. Além disso exploraram o Telúrio, que facilita a compreensão dos dias, noites e estações do ano, além de assistirem vídeos no laboratório sobre os planetas e suas dimensões.  Com todo o subsídio passado pelos professores, os estudantes construíram maquetes do sistema solar (tendo como fonte os apontamentos de João Canalle), discutiram a percepção que temos em relação ao tamanho das estrelas e realizaram o lançamento de foguetes a base de água (lei de Newton Ação e Reação) que foi assistido por todas as turmas.

Parabéns aos professores Ricardo, Marlene (6ºs H, I e J) e Waleska (6ºs E,F e G) por despertarem o encanto ancestral que a astronomia provoca na humanidade , em nossos estudantes dos 6ºs anos!

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece. E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

 

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
00091150.jpg
astronomia
1/16