Estudantes do 5° ano vivenciam aula de campo no Mananciais da Serra

    Publicado por:  Sofia Caroline Weiber Martins

Com o objetivo de abordar um importante conteúdo do componente curricular de Geografia, "Os aspectos físicos do espaço brasileiro: hidrografia e relevo" para compreender as características físicas do território brasileiro, o relevo e suas transformações, bem como a hidrografia, os mananciais e as bacias hidrográficas do nosso estado, a Professora Cecianna Motta levou os estudantes do 5° ano A para uma aula campo no Centro de Educação Socioambiental Mananciais da Serra em Piraquara, dentro do Parque Estadual Pico do Morumbi.

Nos Mananciais da Serra ficam os primeiros reservatórios que abasteceram a grande Curitiba em 1908. No local é possível conhecer equipamentos e construções do início do saneamento na região. Os Mananciais da Serra ficam a 40 km da cidade de Curitiba e no local é possível realizar caminhadas pois existem diversas trilhas com duração mínima de uma hora, entre ida e volta. O intuito da aula de campo foi, de acordo com a Professora Cecianna: “Ampliar o trabalho realizado em sala de aula a respeito da importância do saneamento, do uso da água e da capitação. A aula de campo foi bastante significativa devido a possibilidade de interdisciplinaridade entre os componentes curriculares. Na aula foram abordados conteúdos não só da Geografia, como também da Matemática, Ciências e Língua Portuguesa. O principal objetivo da aula foi a produção textual, a escrita de um texto vivo e rico que demonstrasse a aprendizagem de um conteúdo. ”

Ainda, de acordo com a Professora, a experiência foi incrível e os estudantes ficaram encantados com as trilhas, com os diversos instrumentos de medição, com a fauna e a flora existentes no local, com as tocas e ninhos dos animais e, por meio de todas essas observações puderam construir os seus conhecimentos.

Uma visita orientada para ficar registrada na memória!

Autor: Sofia Caroline Weiber Martins | Fonte: CEI Prof. Lauro Esmanhoto, EM