Estudantes do 5º ano do CAIC Bairro Novo "constroem" célula no Laboratório de Ciências

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Hoje vamos conhecer  o trabalho da equipe de Ciências que trabalha com os estudantes do Ciclo II- 5º ano. As professoras Neida Mara Costa Vale e Eliana Padilha realizaram um trabalho muito interessante com as turmas A Profª Luci, B Profºa Angélica e C Profº Istalhin.

Após os estudantes terem visto a parte teórica em sala de aula do conteúdo: A Organização do Corpo Humano- Célula,  fizeram a aula prática no Laboratório de Ciências, o que demandou planejamento, empenho e muita organização por parte das professoras Neida e Eliana que deram um show de aula!

Antes de construírem a célula com suas principais estruturas com massa de modelar, os estudantes assistiram a um vídeo muito interessante que abordava como as células são o grande início das estruturas vivas. As professoras também levaram algumas células de plantas para que os estudantes fizessem a observação no microscópio, apaixonando ainda mais os estudantes pelo ensino das Ciências. Por fim, os estudantes confeccionaram a célula e suas estruturas principais com massa de modelar. Confiram nas fotos.

A professora Eliana confeccionou kits para que toda logística da aula ficasse ainda mais fácil para os estudantes. E como ela contou a Página do CAIC, um aluninho chegou para ela e disse “vou pedir bis dessa aula porque coisa boa a gente pede bis!”

Entrevistamos os estudantes Camille Vitória Peixoto do 5ºA, Samuel Felipe Caon Peixoto do 5ºB e Willian Neves Benet do 5º C. Os estudantes ficaram muito  a vontade na sala da administradora de Página e contaram suas impressões sobre a  aula. Para Camille “foi muito legal fazer a célula de massinha”, o estudante Samuel que veio de outra escola, contou que lá tinha muito texto na aula de Ciências, ficou encantado com o laboratório de Ciências do CAIC, adorou o microscópio e os vidros com os espécimes em conserva. “Percebi que sou feito de células” disse Samuel. O estudante do 5ºC, Willian contou que adorou o vídeo passado pela professora Eliana, pois descobriu que animais ,  plantas, e até os cactos são feitos de células”.

Nas palavras da professora Neida “Professor é meio doido, 35 alunos no laboratório querendo observar uma célula no microscópio e fazendo a sua própria célula usando massinha de modelar! Mas no final da aula vem alguns alunos e te dizem que a aula foi o máximo. Vale a pena o esforço!” Claro que valeu professora Neida!

Para o professor Pedro Andrade diretor do CAIC BN “a aula das professoras atingiu o objetivo através do insight fantástico das professoras que aliaram teoria e prática”

O CAIC BN é a escola pioneira no uso do Laboratório de Ciências por estudantes do Ciclo.Os estudantes dos 5ºs anos freqüentam o Laboratório de Ciências uma vez ao mês, tem as aulas teóricas dentro de sala e no espaço do laboratório assistem vídeos, realizam experimentos quando é necessário e também registram o relato de experiência. Além de desenvolver nos estudantes o gosto pela aula de Ciências, esta oportunidade torna os estudantes muito mais curiosos. E não seria a curiosidade a causa de grandes descobertas da Ciência ao longo da História da Humanidade?

Parabéns professoras Neida e Eliana pelo trabalho maravilhoso com os 5ºs anos!

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública  de qualidade agradece! E esperamos a visita de todos vocês na nossa Fanpage. Use sempre as hashtags  #caicbn #paginadocaic #educomunicação.

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Neida Vale/ Eliana Padilha
00058871.jpg
célula
1/21