Estudantes do 1º ano B da EM Prof. Herley Mehl realizaram o Projeto Gosto Bom

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado
Sabendo que durante o processo de alfabetização é importante que as atividades sejam significativas e contextualizadas, permitindo à criança criar e testar hipóteses, dentre as muitas possibilidades de trabalhar a leitura e a escrita, a professora Luciana Fernandes desenvolveu com os estudantes do 1º ano B da Escola Municipal Professor Herley Mehl o Projeto Gosto Bom, onde tais pressupostos foram trabalhados.
 
Ao ser definido o tema, considerou-se também a possibilidade de incentivar a criança a obter hábitos alimentares saudáveis, fator que permite desenvolver uma diversidade de atividades referentes à leitura, escrita e cálculos, dentro de um contexto vivenciado na realidade de cada criança.
 
Para tanto, foi  selecionada uma receita de “bolinho de coco” e cada aluno teve a oportunidade de preparar a sua receita na escola, degustar e levar para os familiares provarem em casa. Todas estas propostas foram seguidas de atividades pedagógicas de leitura, escrita e cálculos, também envolvendo os diversos componentes curriculares referentes ao tema proposto.
 
A receita culinária possibilitou diversas situações de ensino e aprendizagem, uma vez que estão presentes no dia a dia das crianças e são de circulação corrente em diferentes classes sociais, além de favorecer o desenvolvimento de atividades propícias para o início do processo de alfabetização.
Autor: NRE Boa Vista - Paulo Henrique Machado | Fonte: Professora Luciana Fernandes
00044334.jpg
Projeto Gosto Bom - EM Prof. Herley Mehl
1/4