Estudantes de escolas municipais da Regional Boa Vista celebram o aniversário de Curitiba com o prefeito Rafael Greca

Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Cerca de 200 estudantes das escolas municipais Pilarzinho, Araucária, Professor Erasmo Pilotto, CEI Lauro Esmanhoto, CEI Ulysses Silveira Guimarães e CEI Romário Martins assistiram à encenação do Auto de Fundação de Curitiba, na manhã desta terça-feira (09/04), na Rua da Cidadania Boa Vista, regional onde começou a história da cidade, há 326 anos. “Foi aqui perto, pela Vilinha do Bairro Alto, que começou a povoação dos campos de Curitiba”, disse o prefeito Rafael Greca, abrindo a aula de história a céu aberto que está sendo levada às dez regionais administrativas da Prefeitura para celebrar o aniversário da cidade, ocorrido em 29 de março.

As crianças homenagearam a aniversariante com duas canções que falam dela - Minha Cidade, de Carlos D’Oro, e Curitiba é Bonita Demais, de Paulo Hilário. “Que orgulho dos nossos curitibinhas cantores”, disse o prefeito. “Com sua inventividade, são eles que vão tornar Curitiba a mais moderna e inovadora das cidades a partir do desafio lançado pelas oficinas de prototipagem dos Faróis do Saber e Inovação”, completou.

Tendo como fundo de palco uma reprodução do painel de Theodoro de Bona que retrata a fundação da cidade, o auto dura cerca de 15 minutos e reúne 13 atores que dão vida aos fundadores da cidade - índios Tindiquera e portugueses que, depois de chegarem pela Vilinha, fixam o marco zero da cidade onde hoje está a praça Tiradentes. O personagem Curitibinha, da coleção de livros didáticos Lições Curitibanas, interage com os demais, dirigido por Édson Bueno.

Participaram do evento o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; a presidente da Fundação Cultural, Ana Cristina de Castro; a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila; a administradora Regional da Boa Vista, Janaína Gehr; a chefe do Núcleo Regional da Educação Boa Vista, Michele Prado; equipes gestoras de CMEIs e Escolas da Regional, e o vereador Alex Rato.

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: PAM, SME e NRE Boa Vista
00208393.jpg