Estudantes da Regional Boa Vista participam de Encontro Esportivo

Publicado por:  Andreia Luciana Batista

O Encontro Esportivo da Regional Boa Vista aconteceu nesta quinta e sexta-feira, nas dependências do Colégio Militar, no Tarumã. O encontro reuniu estudantes de 25 Escolas Municipais da regional com o objetivo de proporcionar a integração do aluno como ser social, autônomo, democrático, participante, garantindo-lhe o direito de vivenciar práticas de movimento.

Durante dois dias da semana, 2500 estudantes das turmas de 5.º ano participarão de atividades envolvendo diferentes modalidades, como vôlei, jogos gigantes, ping-pong, handebol adaptado, corrida de revezamento, caçador de três bases, e xadrez.

O esporte como ferramenta de integração entre as escolas é o destaque do evento da regional. Para Vitor Augusto, de 9 anos, da Escola Municipal Augusto César Sandino, além de ser um momento para se exercitar é também uma grande diversão poder estar com crianças de outras unidades. “Eu me diverti muito, fiz novos amigos e tive a oportunidade de praticar xadrez com um adversário diferente”, disse Vitor.

De acordo com a chefe do núcleo de educação da regional do Boa Vista, Izabel de Lima, os jogos proporcionam a integração entre as escolas. “É uma maneira das crianças e professores passarem horas agradáveis e fazer novas amizades. O objetivo maior dos jogos não é vencer, mas participar e por isso realizamos atividades de diversas modalidades, envolvendo os estudantes em práticas esportivas que proporcionam saúde, bem estar e uma forma de fazer amigos”, concluiu.

Para a professora Adriana Cristina Goncalves Akim, da Escola Municipal Theodoro de Bona “o maior benefício do encontro é despertar a consciência de cooperação, participação e integração, considerando o outro como companheiro e não como adversário”, comentou.

Os encontros, promovidos pela regional, acontecem há mais de nove anos e têm por finalidade a participação, integração e bem estar dos estudantes das turmas de 5.º ano das escolas da regional. A proposta busca novas formas de articular as atividades de educação física, com o intuito de diminuir as manifestações de agressividade nos jogos e atividades, promovendo atitudes de sensibilidade, cooperação, comunicação, alegria e solidariedade.

As amigas Yasmin de Almeida, de 10 anos e Gabriela Moraes, de 10 anos, da Escola Municipal José Wanderley Dias, ficaram animadas com as atividades e destacam com descontração o que aprenderam durante o evento. “Descobri que é muito divertido jogar ping-pong e ao mesmo tempo estar perto de amigos da escola e novos amigos compartilhando atividades num espaço diferente da escola”, afirma Yasmin.

“Vou pra casa muito feliz porque nunca tinha visto tantos alunos se divertindo juntos e dividindo um espaço tão colorido”, complementou Gabriela.

Autor: Claudia Muniz - NRE Boa Vista | Fonte: Portal Cidade do Conhecimento
Estudantes da Regional Boa Vista participam de Encontro Esportivo