Estudantes da rede municipal se preparam para competição nacional

Publicado por:  Denise Bechtloff dos Santos

Estudantes das escolas municipais Prefeito Omar Sabbag e Coronel Durival de Brito e Silva, ambas no Cajuru, vão representar a rede municipal de ensino na etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League. A competição será realizada de 16 a 18 de março, no Centro de Eventos da FIEP, no Jardim Botânico, com a participação de 83 equipes de todo país.

No torneio serão definidas vagas para as etapas internacionais, que serão realizadas em diferentes países. As equipes Cyber Rex (Escola Prefeito Omar Sabbag) e Conectados (Durival de Brito e Silva) são as únicas formadas por estudantes de escolas públicas do Paraná. A primeira desenvolveu o projeto “Rooter Filter”, para evitar o desperdício de água na irrigação com o reaproveitamento das velas de filtros de barro.

Já a equipe Conectados elaborou o projeto “Gota d'água”, para evitar desperdício de água em residências usando um sistema identificador de vazamentos, com sensores e válvulas específicas para cortar o fluxo do líquido. As ideias começaram a ser desenvolvidas no ano passado, durante atividades de contraturno escolar.

A participação é uma nova oportunidade para os estudantes vivenciarem práticas de pesquisa e inovação. A responsável pelo projeto de robótica na Secretaria Municipal da Educação, Leila Marcia da Silva, explica que, no torneio, os estudantes serão avaliados em diversas categorias: projeto de pesquisa com base no tema, design do robô criado para executar o desafio e Arena, onde os robôs são submetidos a diferentes missões.

“Estamos formando cidadãos preocupados com o futuro, com o relacionamento interpessoal e que aprendem que podem superar metas”, diz Leila.

Desenho mecânico

As equipes utilizam a tecnologia LEGO® Mindstorm para desenvolver o desenho mecânico dos robôs, que são diferentes a cada temporada. Os estudantes podem usar sensores de movimento, cor, toque, controladores e motores.

A estudante Elisa Ribeiro, de 14 anos, da equipe Conectados, acredita que a participação na etapa nacional aumenta a responsabilidade. “É uma preparação para o mercado de trabalho, mas também para a vida. Aprendemos a lidar com valores, emoções e ações que buscam o bem comum”, diz Elisa.

Autor: SME | Fonte: SME - Portal Cidade do Conhecimento
Torneio de Robótica1