Estudantes da rede municipal são destaque no Proerd

    Publicado por:  Maria Duarte

Sete estudantes da rede municipal de ensino e os educadores da Polícia Militar que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) foram homenageados nesta segunda-feira (16/12), na Secretaria Municipal da Educação.

O objetivo é prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes, resistir às pressões de amigos e da mídia, reforçando a autoestima das crianças, além de desenvolver lições de cidadania.

“Com esse programa vocês aprendem a preservar a vida e a dizer não para o que não é bom para vocês”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Como parte das atividades em sala de aula, cada estudante produziu um texto sobre os conhecimentos adquiridos durante o curso. Entre o total de redações, cada instrutor escolheu um texto que melhor retratou o programa.

Este ano, o Proerd atendeu 4,4 mil estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, em 50 escolas.

O melhores textos escolhidos pelos instrutores são os seguintes: Escola Municipal CEI Prof. Ulisses Falcão Vieira, estudante Miguel Goncalves Nowakowski; EM Dr. Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, Matheus Nascimento Britto; EM Elevir Dionísio, Juliane Tessari Jarosczevski; EM Júlia Amaral Di Lenna, Pedro Ferreira da Luz; EM Prof. Erasmo Pilotto, Axel Marco Ribas Davies; em São Luiz, Ariel Luiza Rodrigues; EM Tanira Regina Schmidt, Amanda Vitória dos Santos.

Os instrutores foram os policiais educadores de Curitiba: cabo PM Julio Sokoloski Lopes, cabo PM Rogério Farias Dias, cabo PM Silmara Silvana de Oliveira, soldado PM Bruna Machado da Cruz, soldado PM Carlos Crecencio dos Santos, soldado PM Jardel Barszcz e soldado PM Marcos dos Santos.

Participaram da solenidade a subcomandante da 1ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), tenente Kozak; o coordenador pedagógico do Proerd, sargento Lopatiuk; o superintendente Executivo, Oséias Santos Oliveira; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; e a coordenadora de Projetos da SME, Andrea Barletta.

O programa

A ideia surgiu a partir de uma parceria entre o departamento de polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, e o distrito escolar daquela cidade, em 1983, recebendo o nome de “Drug Abuse Resistance Education”. Dados estatísticos mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimentos de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.

É aplicado por policiais militares que são rigorosamente selecionados e formados por profissionais da área de educação, onde atuam em sala de aula em um período letivo, uma vez por semana.

No Paraná, existe desde o ano 2000 e já formou 1,5 milhão de estudantes das redes estadual, municipal e particular, que se tornaram multiplicadores do programa junto à família e amigos, beneficiando toda comunidade.

Autor: SME | Fonte: SME
00261877.jpg
Este ano, o Proerd atendeu 4,4 mil estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, em 50 escolas
1/1