Estudantes da rede municipal participam de torneio de robótica

    Publicado por:  Maria Duarte

Equipes de robótica de escolas da rede municipal de ensino estão participando, nesta sexta (14/2) e sábado (15), do Torneio Regional de Robótica First Lego League (FLL) – temporada 2019/2020, com o tema City Shaper (modelador da cidade), no qual os estudantes são desafiados a tornar o local onde vivem ainda mais inteligente.

Participam as escolas CAIC Cândido Portinari e São Miguel (ambas da regional CIC), Omar Sabbag e Coronel Durival Britto e Silva (Cajuru) e Maria Clara Brandão Tesserolli (Pinheirinho).

A educação já investiu cerca de R$ 1,3 milhão em robótica educacional.

“A robótica permite que os estudantes desenvolvam habilidades de raciocínio e trabalho em equipe que serão úteis para toda vida”, afirma a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

A gerente de Inovação Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Silmara Campese Cezário, explica que o tema tem como objetivo fazer os estudantes pensarem em soluções para construir cidades cada vez melhores. 

“Nesse sentido, as equipes têm como temas de pesquisa o uso do bioplástico para montagem de piso tátil, jogos interativos, mobilidade urbana, energia fotovoltaica e canteiro inteligente”, conta Silmara.

Microduíno

As escolas da rede municipal de ensino de Curitiba já começam este ano letivo, em 12/02, com novos kits de robótica para os estudantes. A iniciativa integra os investimentos da Prefeitura de Curitiba em robótica educacional.

“O microduíno permite a montagem de diversos protótipos e programação de robótica. É possível fazer navios, aviões, robôs, enfim, tudo o que se pode imaginar. As peças são de fácil encaixe e esses itens enriquecem o material que as escolas já possuem para trabalhar com robótica”, explica Estela Endlich, coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação da Secretaria Municipal da Educação.

A etapa regional é realizada na sede do SESI - CIC, que fica na rua Senador Accioly Filho, 250, na Cidade Industrial de Curitiba. O evento é aberto ao público.

Autor: SME | Fonte: SME