Estudantes da rede municipal entregam propostas para um futuro melhor

Publicado por:  Cassius Guimarães Busemeyer

O prefeito Rafael Greca participou nesta quarta-feira (28/2) da entrega do Manifesto do Futuro, na Smart City Expo Curitiba. O documento é um conjunto de propostas de estudantes da rede pública municipal para melhorar a qualidade de vida da população nos próximos anos. O documento foi elaborado por crianças e adolescentes de 10 a 15 anos que integram o programa Embaixadores do Futuro, entre eles três alunos da Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesseroli, escola representante do Núcleo Regional Pinheirinho.

Além do prefeito e da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, participaram do evento representantes da Ucrânia, de Cuba, da Espanha, do Japão e da União Europeia.

No manifesto, os estudantes afirmam que um futuro melhor deve ser construído por todos, com união e diálogo, a partir de ações de sustentabilidade e de proteção aos menos favorecidos.

A secretária Maria Sílvia destacou a importância de se trabalhar conceitos de sustentabilidade e inovação junto aos estudantes. “Afinal, o que é inovação? É uma provocação para que façamos uso mais responsável e consciente dos recursos que temos. É um tema muito importante para ser trabalhado em sala de aula”, frisou Maria Sílvia.

Programa
O Embaixadores do Futuro é coordenado pelo programa Linhas do Conhecimento da Secretaria da Educação e foi proposto pela Assessoria de Relações Internacionais (ARIN) da Prefeitura de Curitiba.

O conhecimento da atividade consular e a abertura dos horizontes são os principais objetivos do programa, que em novembro passado empossou 34 estudantes de 12 escolas da rede municipal de ensino como “Embaixadores de Curitiba”. Para participar, foram selecionados estudantes das escolas que atendem a segunda fase do Ensino Fundamental.

Autor: NRE Pinheirinho | Fonte: Portal Administrativo do Município
Evento Smart City