Escola Municipal Irati, Escola Municipal

logo escola

ESTUDANTES DA ESCOLA MUNICIPAL IRATI PARTICIPAM DA 25ª OBA E 16ª MOBFOG

    Publicado por:  Marily Chaves Orsolon

 

Na sexta-feira, dia 20 de maio, cerca de 435 alunos dos quartos e quintos anos da Escola Municipal Irati, realizaram a prova da 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e também participaram da 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). 

A OBA e a MOBFOG são realizadas anualmente pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ e pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), entre alunos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. Têm por objetivos fomentar o interesse  pela Astronomia, Astronáutica, Física e ciências afins e  promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Durante os meses de abril e maio, os estudantes participaram de oficinas de Astronomia e de confecção de foguetes no Espaço Maker do Farol do Saber e Inovação Emiliano Perneta, anexo à escola, sob a orientação da professora Marily Chaves Orsolon numa parceria com os professores das turmas. Os foguetes foram construídos pelos alunos a partir de um canudo de papel enrolado ao redor de um cano de PVC e lançados seguindo todas as normas de segurança, orientadas pela organização da MOBFOG.

A Escola participa desde 2013, obtendo excelentes resultados e muitas medalhas, porém o mais importante é despertar o interesse, o processo de aprendizado e as boas experiências proporcionadas aos estudantes. 

Autor: Marily Chaves Orsolon | Fonte: Farol do Saber e Inovação Emiliano Perneta
00348566.jpg
Foto 02 oba e MOBFOG 2022
1/23