Estudantes da Escola Municipal Anísio Teixeira recebem a poetisa catarinense Anair Weirich

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado
Estudantes da Escola Municipal Anísio Teixeira, no bairro Atuba, receberam, na manhã desta segunda-feira (04/08), a visita da poetisa catarinense Anair Weirich, que conversou com as crianças e com as professoras da unidade. A escritora foi recebida pelas diretoras Janete Pires Santiago e Maria Catarina Teixeira, pela pedagoga Cristiane Bianchini e pelas profissionais que atuam no Farol do Saber Telêmaco Borba: Marilena Pereira da Silva, Idalina Moro Soares, Marlene Barbosa Correa e Sonia Maria Ceccon Mocellin.
 
Enquanto aguardava a chegada das crianças, Anair se encantou com as exposições de trabalhos, com o Varal de Poesias e com a ambientação temática do Farol, resultado das últimas atividades desenvolvidas pelas agentes de leitura junto com a criançada. No Varal de Poesias, por exemplo, a partir de trechos de poemas retirados de livros publicados pela autora, os estudantes realizaram releituras dos textos por meio de ilustrações.
 
Após o recreio, a escritora se reuniu com a turma do 3º ano A, da Professora Janaina, e contou um pouco de sua vida, recitou diversas poesias infantis e respondeu às perguntas dos espectadores, sobre a arte de escrever para crianças, sobre sua infância no interior de Santa Catarina, sobre como ela vende seus livros (de porta em porta, de escola em escola, viajando de ônibus pelo Brasil todo). Em contrapartida, os estudantes recitaram para Anair a poesia "Tic-Tac", de sua autoria. Foi um momento deveras especial!
 
A visita é resultado do trabalho da equipe da unidade e vale destacar a parceria que as agentes de leitura estabeleceram para a organização deste encontro, com Andreia Luciana Batista e Paulo Henrique Machado, gestores da informação do Núcleo Regional da Educação Boa Vista, com Margareth Caldas Fuchs, do Setor Difusão Cultural do Departamento de Tecnologia e Difusão Educacional e com a coordenadora do Programa RH Criativo e escritora, Marilda Confortin.
 
 
 
Sobre a escritora:
 
Anair Weirich nasceu na cidade de Chapecó/SC, onde sempre residiu. Escreve desde 1987, mas (sobre)vive de seus livros desde 1996.
 
Tem três filhos: Adriana, Wladenilson e Denyelle, a caçula, que é gerente de Sebo. Seu esposo, o livreiro Claudio Corá, faz feiras itinerantes de livros usados, muitas vezes viajando com autora, onde promovem feiras em escolas e outros eventos.
 
Anair é a verdadeira “mascate de livros e poesias”, ou melhor, uma "sacoleira de sonhos". Escreve, faz poesia, vende livros de porta em porta, recita em escolas e em qualquer lugar onde os livros sejam bem recebidos. É uma espécie de cavaleira andante da palavra escrita, cruzada da literatura, escudeira dos guerreiros de papel.
 
Possui diversos livros publicados, dentre os quais se destacam “Pintando poesia”, “Doce jeito de ser criança: literatura infantil para colorir”, “Tic-tac: sons da infância”, “Os fantasmas do moinho abandonado”, “Adolfo, o cãozinho das praias”, “Livro lúdico das cores: estrela mensageira”, “Reavivando emoções” e “As paredes da minha infância” e “Poesias do cotidiano”.
 
Quer saber mais sobre a escritora Anair Weirich, suas obras e lindas poesias? Acesse ao blog: http://anairweirich.blogspot.com.br/
 
Autor: NRE Boa Vista (por Paulo Henrique Machado) | Fonte: Paulo Henrique Machado
00042883.jpg
Visita da poetisa Anair Weirich - EM Anísio Teixeira
1/12