No dia 21 de agosto, 27 alunos da EM Jardim Santos Andrade tiveram uma aula especial, pelo programa Linhas do Conhecimento, na Assembleia Legislativa do Paraná.
Antes da aula de campo, a professora Marina Cabreira da Luz iniciou o trabalho o trabalho sobre a Emancipação Politica do Paraná por meio rodas de roda conversas, fotos, textos e vídeos.
"O objetivo durante a aula de campo foi conhecer pessoalmente como é o funcionamento da Assembleia, como são feitas a elaboração das leis, quem as cria, como são analisadas", tonando-os cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade", disse a professora Marina.
Acompanhados pela cerimonialista Jenifer Sarti o primiero espaço a ser visitado foi o Plenarinho, local onde acontecem as audiencias públicas e seminários. Nesse espaço puderam observar a obra de Poty Lazaroto "Simbolos do Paraná", painel entalhado em madeira. Saindo do Plenarinho, foram até o Plenário da Casa - onde conheceram a dinâmica de trabalho dos deputados.
Bastante interessada e participativa, a turma visitou ainda o gabinete do deputado Pastor Edson Praczyk, e fizeram diversas perguntas, antre elas como ele foi eleito, quantos votos recebeu e quais são suas atrbuições.
Como resgate da aula de campo, a professora irá trabalhar com os estudantes o seu papel de cidadãos da cidade de Curitiba. Será realizada uma simulação da Assembleia, em que os estudantes devem criar leis para a escola que estudam, tendo como base o que podem contribuir ao ambiente escolar e a todos que frequentam.
Um grupo de estudantes irá realizar pesquisa com alunos, professores e funcionários, para mapear as necessidades da “vontade do povo” e irão propor leis em conjunto.
Outro grupo fará a votação das leis – O grupo das pesquisas irá argumentar de porque são necessárias as novas leis – Tendo como base como funciona a Assembleia.
O resultado será na formulação de um “Diário Oficial” – Jornal interno do 5° ano, mostrando o texto coletivo sobre a Emancipação Politica do estado do PR, a visita na Assembleia, os resultados das “leis” que criaram para a escola.
Os professores interessados em participar das aulas de campo devem ficar atentos nas próximas ações e os crtitérios de participação na página do Linhas do Conhecimento:
https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/linhas-do-conhecimento/8267
Autor:
Sandra Mara de Lima
|
Fonte:
NRE Santa Felicidade