Estudantes da EM Jardim Santos Andrade tem aula de Campo na Assembleia Legislativa do Paraná

    Publicado por:  Sandra Mara de Lima

No dia 21 de agosto, 27 alunos da EM Jardim Santos Andrade tiveram uma aula especial, pelo programa Linhas do Conhecimento,  na Assembleia Legislativa do Paraná.

Antes da aula de campo, a professora Marina Cabreira da Luz iniciou o trabalho o trabalho sobre a Emancipação Politica do Paraná por meio rodas de roda conversas, fotos, textos e vídeos.

"O objetivo durante a aula de campo foi conhecer pessoalmente como é o funcionamento da Assembleia, como são feitas a elaboração das leis, quem as cria, como são analisadas", tonando-os cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade",  disse a professora Marina.

Acompanhados pela cerimonialista Jenifer Sarti o primiero espaço a ser visitado foi o Plenarinho, local onde acontecem as audiencias públicas e seminários. Nesse espaço puderam observar a obra de Poty Lazaroto "Simbolos do Paraná",  painel entalhado em madeira. Saindo do Plenarinho, foram até o Plenário da Casa - onde conheceram a dinâmica de trabalho dos deputados.

Bastante interessada e participativa, a turma visitou ainda o gabinete do deputado Pastor Edson Praczyk, e  fizeram  diversas perguntas, antre elas como ele foi eleito, quantos votos recebeu e quais são suas atrbuições.

Como resgate da aula de campo, a professora irá trabalhar com os estudantes o seu papel de cidadãos da cidade de Curitiba. Será realizada uma simulação da Assembleia, em que os estudantes devem criar leis para a escola que estudam, tendo como base o que podem contribuir ao ambiente escolar e a todos que frequentam.

Um grupo de estudantes irá realizar pesquisa com alunos, professores e funcionários, para mapear as necessidades da “vontade do povo” e irão propor leis em conjunto.

Outro grupo fará a votação das leis – O grupo das pesquisas irá argumentar de porque são necessárias as novas leis – Tendo como base como funciona a Assembleia.

O resultado será na formulação de um “Diário Oficial” – Jornal interno do 5° ano, mostrando o texto coletivo sobre a Emancipação Politica do estado do PR, a visita na Assembleia, os resultados das “leis” que criaram para a escola.

Os professores interessados em participar das aulas de campo devem ficar atentos nas próximas ações e os crtitérios de participação na página do Linhas do Conhecimento:

https://educacao.curitiba.pr.gov.br/conteudo/linhas-do-conhecimento/8267

Autor: Sandra Mara de Lima | Fonte: NRE Santa Felicidade
00149096.jpg
EM Santos Andrade_ALEP
1/8