Estudantes da EM Cerro Azul participaram do projeto Cidadania Jovem - Informar para Formar

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

 

Estudantes do 5º ano da Escola Municipal Cerro Azul, participaram, na manhã desta quinta-feira (16/10), da segunda etapa do projeto Cidadania Jovem - Informar para Formar, que aconteceu no auditório da Urbs, no prédio central da Rodoferroviária.

 

Desenvolvido pela Urbs em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, o projeto busca a valorização de atitudes de cidadania, educação e respeito aos bens e espaços públicos, principalmente aqueles que servem os usuários do Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba.

 

Na  palestra, os estudantes ficaram sabendo como funciona o sistema, os tipos de ônibus em cada linha, o significado da integração e a importância do ônibus no dia a dia de milhares de cidadãos. Eles participaram ativamente com perguntas e comentários, mostrando-se indignados ou perturbados diante de imagens de ônibus depredados, estações com vidros quebrados, elevadores danificados por ações de vândalos.

 

“A intenção é que futuros usuários cheguem ao sistema já sabendo como ele funciona e que importância ele tem. Daqui a algum tempo, vocês vão cuidar da cidade e é importante saber desde já como funcionam as coisas, como elas são importantes no dia a dia de cada um de nós”, disse o diretor Administrativo Financeiro da Urbs, Edson Barbosa, que recebeu as crianças no auditório, abrindo a apresentação.

 

Depois da palestra, e um lanche, eles fizeram uma visita ao Centro de Controle Operacional (CCO) onde puderam acompanhar, em tempo real, acontecimentos em ruas da cidade, estações tubo e terminais. “Foi muito bom”, disse Victor Alexandre Araújo, de 10 anos. “A gente fica sabendo de muita coisa”, afirmou, por sua vez, Eduardo Oliveira, também com 10 anos de idade.

 

As professoras das turmas contam que o tema fará parte de atividades em sala de aula. “Essa visita abre oportunidade para uma série de trabalho, textos, ilustrações, representações, vamos trabalhar muito esse assunto, sem dúvida alguma. Aqui elas conseguem ver o sistema funcionando numa outra escala, perceber a cidade como um todo”, afirmou a professora Marylene Fraulob, que acompanhava a turma. A professora Marcia Vieira Figueiredo reforça a importância da atividade: “Respeito aos bens públicos, cidadania, funcionamento dos ônibus são temas muito importantes e essa visita nos dá mais ferramentas para trabalhá-los. Foi muito bom participar”.

 

As crianças também participaram do hasteamento da Bandeira ao som do Hino Nacional, com direito a uma apresentação da Fanfarra da Escola Municipal CEI Augusto César Sandino

 

O projeto foi desenvolvido com o objetivo de conscientizar futuros usuários do transporte coletivo. A ideia é envolver todos os estudantes de 5º ano das escolas municipais, para futuramente, ampliá-lo às escolas estaduais e particulares, além de programar encontros com diferentes segmentos da sociedade, como universidades, órgãos de classe e entidades representativas.

 

Fonte: Agência de Notícias da Prefeitura Municipal de Curitiba, com alterações de Paulo Henrique Machado.

 

 

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba
00048725.jpg
Estudantes participam do projeto Cidadania Jovem ? Informar para Formar
1/17