Estudantes da EJA I do CAIC Bairro Novo colocam a Mão na Massa e fazem pão na sala de aula!

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Primeiramente a Equipe do CAIC Bairro Novo deseja a todos os seus estudantes, professores e funcionários um excelente retorno e que todos tenhamos um semestre vitorioso!

A postagem da Página do CAIC Bairro Novo que abre o segundo semestre é sobre o maravilhoso projeto realizado pelos estudantes da EJA FASE I coordenado pela professora Maria Teresa Ribas. Essa turma apresenta uma característica bem peculiar, é uma  turma multisseriada com estudantes de diferentes idades, estudantes ainda jovens, como também jovens estudantes que passaram dos 60, ambos com muita vontade de aprender e recuperar o tempo que não tiveram para dedicação aos estudos como colocou a diretora Neiva do Prado Leão, que faz questão de acompanhar o trabalho com a EJA FASE I, sempre muito especial. São portanto, estudantes extremamente dedicados que raramente faltam às aulas.

O projeto interdisciplinar teve início com a ideia de participar do Concurso do Pão como contou a professora Maria Teresa à Página do CAIC Bairro Novo.  No entanto com o desenrolar das aulas, o projeto foi crescendo e várias áreas do conhecimento foram trabalhadas de forma significativa para os estudantes. A professora passou para os estudantes o filme clássico Tempos Modernos de Charles Chaplin, que aborda as condições de vida e de trabalho dos operários urbanos na Londres que fervia com a Revolução Industrial.

A professora Maria Teresa abordou também o trabalho livre e assalariado, após anos de escravidão, o trabalhador passa a vender seu trabalho em troca de pagamento. Os estudantes discutiram em sala de aula a profissão de cada um e os direitos que cabem a todos os trabalhadores.

A abordagem interdisciplinar realizada pela professora procurou enriquecer o conhecimento dos estudantes trabalhando também a questão dos trabalhadores rurais, onde os mesmos analisaram a música  “Cio da Terra” de Milton Nascimento e Chico Buarque de Holanda. Este foi um momento muito interessante, pois durante as discussões em sala os estudantes descobriram que vários colegas da sala já haviam trabalhado em lavouras de trigo. E como apontou a professora “os relatos enriqueceram muito a nossa aula, o texto valorizou o trabalho na terra que a maioria deles conhece muito bem”.

Trabalharam também a história do pão, e os alunos ficaram sabendo que o pão foi a base da alimentação dos homens desde as civilizações mais antigas. “Misturado com outros grãos, água, frutas, ovos e fermento, o trigo garante a alimentação de inúmeras pessoas, além de ser muito saboroso”  colocou a professora Maria Teresa.

Mediante projeto tão rico e significativo  a diretora Neiva do Prado Leão sugeriu que os alunos fizessem pão em sala de aula. Professora Maria Teresa que abraça sempre novas idéias que possam estimular ainda mais o aprendizado significativo dos estudantes aproveitou para trabalhar o gênero textual receita e conceitos matemáticos como sistema de medidas e cálculos mentais.

Com a colaboração da diretora Neiva do Prado Leão, os ingredientes para o pão foram adquiridos e os estudantes fizeram pão recheado dentro da sala de aula. Todos os estudantes colaboraram para que pães saborosíssimos saíssem quentinhos do forno, sendo que os meninos ajudaram a lavar a louça.

A diretora Neiva do Prado Leão colocou que os estudantes se envolveram muito durante o projeto, aprenderam um pão diferente e houve muita interação entre eles.

Nossa escola está inscrita no Concurso do Pão e estamos otimistas visto a grandiosidade pedagógica que este projeto alcançou. Parabenizamos a professora Maria Teresa Ribas pela extrema dedicação aos seus estudantes não só com este projeto do Pão, mas em todos os dias de seu brilhante fazer pedagógico com a EJA FASE I como colocou o vice diretor Everton Luiz Camargo. Agradecemos também o acompanhamento da Pedagoga da EJA Fernanda Carlos Cardoso  sempre presente com a equipe docente do turno da noite.

Se você gostou desta notícia ou de outra postada aqui na Página do CAIC Bairro Novo é só clicar no ícone na rede social que você utiliza ao final da postagem para compartilhá-la. A educação pública de qualidade agradece!

 

Autor: Patricia Molina Treufeldt | Fonte: Maria Teresa Ribas/Neiva do Prado Leão
00042107.jpg
paoejinha
1/11