Estudantes da EJA da Regional Boa Vista recebem livro em que contam suas histórias de vida

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

A noite da última segunda-feira (25/11) foi especial para gestores, professores e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) pertencentes ao Núcleo Regional da Educação Boa Vista (NREBV) pela promoção do encontro que oportunizou a escuta dos estudantes sobre suas histórias de vida!

Essas histórias foram registradas com o encantamento dos contos de fada valorizando lembranças de desafios, lutas e conquistas dos nossos jovens, adultos e idosos, unindo fatos reais a um contexto imaginário. Cada conto apresentou uma linha do tempo única, com marcas de superação dos desafios individuais e, nesse percurso, a valorização da educação como um sonho: o de aprender a ler e a escrever!

Em cada relato lido, declamado ou encenado, esse desejo estava presente como um objetivo de vida a ser alcançado! Noite de comemorar essa conquista com muita alegria e a certeza de deixar registradas as lembranças, dos singulares percursos de vida, em um livro lançado pela secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, com o título “Escrevivências da EJA em contos de fada”.  

A proposta da produção do livro foi integrar estudantes da EJA e as crianças das escolas, as quais foram responsáveis por ilustrar cada escrevivência registrada. E o resultado? Um livro que encanta, tanto pelos contos de vivências quanto pelas imagens cheias de infâncias!      

Durante o evento realizado no auditório da Faculdade São Braz, no Bacacheri, cada uma das nove escolas que ofertam a EJA no NREBV receberam um exemplar para compor os acervos de suas bibliotecas: EM Anísio Teixeira, EM CEI Bela Vista do Paraíso, EM CEI Romário Martins, EM Tanira Regina Schmidt, EM Araucária, EM Professor Kó Yamawaki, EM Professor Lauro Esmanhoto, EM CEI Augusto César Sandino e EM CEI Doutel de Andrade.   

A coordenação para efetivação desse valoroso projeto foi realizada pelo Departamento do Ensino Fundamental, por meio da diretora Simone Zampier da Silva e pela gerente da EJA, Maria Gorete Stival Paula. Estiveram presentes no encontro as pedagogas da Gerência da EJA, Iara Batista Brenny e Sheila Cristine Minatti, bem como a chefe do NREBV, Michele F. Prado e as pedagogas Ramolise do Rocio Pieruccini e Avelaine do Rocio Mielniczki Fonseca.

Essa noite, com certeza, foi mais uma linda história para compor as escrevivências dos estudantes, professores e gestores da EJA da Regional Boa Vista!

 

 

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: Ramolise do Rocio Pieruccini
00258836.jpg
Escrevivências da Educação de Jovens e Adultos ? Contos de Fada
1/10