Com o retorno às aulas de forma híbrida, alguns estudantes da Educação de Jovens e Adultos - EJA retornaram para a escola e para as atividades que fazem bem à mente e ao coração!
Na Escola Municipal Papa João XXIII, desde o reinício das aulas presenciais, os estudantes da EJA estão retomando, com todos os cuidados necessários, às suas atividades didáticas e extracurriculares.
“Voltar à escola é um motivo de alegria, depois de tantos meses estudando em casa, onde sabemos das dificuldades para nossos estudantes da EJA.”, relata a professora Maria Cristina Maestrelli Rutyna.
Com todos os cuidados necessários que esse momento exige, toda a equipe da escola tem buscado ofertar atividades que envolvam os estudantes dentro e fora da sala de aula, pois a aprendizagem acontece em todos os espaços escolares. É assim que a professora Maria Cristina faz a leitura do Projeto Jardins de Flores e Chás: uma atividade que fortalece o vínculo escolar do estudante e seu pertencimento a este espaço tão almejado na vida de cada um que decide retornar ou começar a estudar.
Com esse objetivo, os estudantes da EJA do período da manhã vão retomar os cuidados com os jardins da escola por meio do projeto, que se iniciou em 2019 e é um processo contínuo e sempre crescente, cessado durante o período das aulas remotas.
“Nossos jardins de flores e chás perderam vitalidade e cederam espaço para o mato, visto que não tinha quem desse a eles o carinho e cuidado necessários (com o perdão da comparação: assim não ficamos todos nós neste período de isolamento social, solitários e sentindo falta de carinho e cuidado?)”, reflete a professora.
Mudando esse cenário, no dia 23 de agosto, os estudantes fizeram a retomada do projeto. O estudante José Sebastião Martins (foto anexa), que tem 81 anos, mas uma vitalidade de 21, iniciou com a professora a retirada dos matos que tomaram o espaço onde antes haviam flores.
A turma aguarda a doação das mudas de flores, já solicitada pela direção da escola, para continuar o projeto, que traz muita alegria aos estudantes – “pois se estar na escola faz reflorescer muitos sentimentos que trazem alegria ao coração, cuidar desse espaço mostra que somos responsáveis por aquilo que cativamos.”, diz a professora.
Com esse projeto inspirador e com muitos outros que a escola pretende desenvolver, a professora Maria Cristina espera em breve enviar novas notícias da EJA do PAPA.
Autor:
Maria Cristina Maestrelli Rutyna
|
Fonte:
Escola Municipal Papa João XXIII