Estudantes criam jogo sobre Curitiba em novo Farol do Saber e Inovação

Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Curitiba ganhou o terceiro Farol do Saber e Inovação nesta quinta-feira (22/03), como parte das comemorações do aniversário de 325 anos de Curitiba. O prefeito Rafael Greca participou da entrega da revitalização do do Farol do Saber Rocha Pombo, anexo à Escola Municipal Papa João XXIII, no Portão.

As obras transformaram o local, que foi inaugurado em 28 de maio de 1995, durante a primeira gestão de Greca como prefeito de Curitiba. A unidade ganhou espaço maker, com impressora 3D e laboratório para produção de projetos que aliam tecnologia, pesquisa e ações colaborativas. A primeira produção dos estudantes no espaço foi um jogo de tabuleiro com temática sobre Curitiba.

“Os Faróis do Saber, além dos livros e da internet, agora têm a força da inovação”, disse o prefeito Rafael Greca, recebido com festa pelas crianças e professores. Turmas do primeiro ano do ensino fundamental aproveitaram o encontro para perguntar ao prefeito sobre o novo funcionamento do farol.

“Curitiba é a capital brasileira da inovação. Crianças e estudantes desta escola, que foi construída pelo ex-prefeito Ivo Arzua, ganharam um fab lab, uma fábrica de brinquedos onde vão aprender a desenhar, calcular e fabricar os seus brinquedos”, disse Greca.

Depois de responder às curiosidades dos meninos e meninas e falar sobre a biografia de Rocha Pompo, o primeiro historiador brasileiro, Greca assistiu à apresentação do projeto “Banco da Vida”, desenvolvido pela equipe de robótica Papa Power, com a participação dos Jornalistas Mirins da unidade.

O projeto foi supervisionado pela professora de tecnologias e mídias digitais, Maria Elena Soczek e tornou-se um divertido jogo de percurso, depois de muitos desenhos, cálculos, debates, pesquisa e elaboração de protótipos.

O resultado foi o jogo de percurso com um tabuleiro que reproduz as dez regionais da cidade. Parques e monumentos são os espaços a serem conquistados a partir de respostas às perguntas apresentadas em pequenas fichas. As questões são sobre as características, história, geografia da cidade e costumes dos curitibanos.

Reforma

O investimento para transformar a unidade em Farol do Saber e Inovação foi de aproximadamente R$ 90 mil. A reforma incluiu a requalificação dos banheiros, trocas de piso, forro, telhado e vidros. Também foi feito reforço da estrutura, nova pintura, recuperação de rede elétrica, recuperação das estantes de livros e paisagismo no entorno.

Além das obras físicas houve investimento nos equipamentos de inovação e tecnologia. Desde que abriu à comunidade, o farol já contabilizou mais de 101 mil empréstimos de livros, cadastrou 9 mil usuários e propiciou quase 96 mil acessos à internet gratuita

Para a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, a transformação realizada nos Faróis do Saber e Inovação ampliam as possibilidades de aprendizagens das comunidades. “Aliada às ações de incentivo à leitura e cultura, agora temos a educação mão na massa, que explora a colaboração e o protagonismos dos estudantes”, disse Maria Sílvia.

Descobertas

Iasmin Noceti Gonçalves, de 10 anos, estudante do 6º ano, uma das jornalistas mirins da Escola Papa João XXIII, foi uma das encarregadas de apresentar o que os colegas têm produzido no espaço maker. “Foi um movimento de muitas descobertas e grandes conquistas”, diz Iasmin.

A estudante Larissa Saad, 11 anos, finalizou a apresentação do Jogo da Vida convidando o prefeito e a secretária da Educação para uma partida, na Prefeitura. “Estamos agradecidos pelas inúmeras possibilidades que esses equipamentos trouxeram para nós”, disse a estudante.

Outros sete Faróis do Saber e Inovação serão entregues para os curitibanos ao longo deste ano.

Presenças

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração o administrador regional do Portão, Gerson Gunha, o vereador Colpani, o superintendente executivo da secretaria Municipal da Educação, Oséias de Oliveira, de gestão educacional, Elisangêla Mantegute, e a chefe do Núcleo da educação do Portão, Teresinha da Silva Medeiros.

Também estiveram presentes a coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação, Estela Endlich, a coordenadora de projetos, Andrea Barletta, a diretora da escola Sueli Teresinha Schleumer, o vice-diretor, Fabiano Medeiros, agentes de leitura e chefes de núcleo da educação.

Autor: Gerência de Faróis do Saber e Bibliotecas | Fonte: Secretaria Municipal da Educação
00172003.jpg
Estudantes criam jogo sobre Curitiba em novo Farol do Saber e Inovação