Estudantes apresentam boas práticas em Festival de Trânsito

    Publicado por:  Claudia Pereira Muniz

Estudantes das escolas municipais Maria do Carmo Martins, Heitor de Alencar Furtado (ambas na CIC), Castro, Boqueirão e Jaguariaíva (Bacacheri) participaram da 16ª edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), realizado nesta quinta-feira (29/8) na sede da Polícia Federam do Paraná (PRF). 

O evento integra o projeto de educação para o trânsito desenvolvido pela PRF e complementa as ações promovidas sobre a temática nas unidades da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. 

O principal objetivo do festival é incluir temas ligados ao trânsito nas diversas disciplinas do currículo escolar. Na ocasião, a Secretaria Municipal da Educação recebeu o troféu de boas práticas, um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

“Este prêmio pertence a todos os professores, estudantes e profissionais da Educação que atuam diariamente com questões em prol da diminuição da violência no trânsito, conscientizando pessoas e proporcionando mudanças que podem salvar vidas”, destacou o vice-prefeito Eduardo Pimentel.

Ao longo dos últimos meses, policiais rodoviários federais percorreram todas as escolas participantes, e incentivaram as ações pedagógicas de professores e diretores.

“A proposta é investir em ações de respeito às regras, proteção à vida e conscientização das pessoas sobre a conduta no trânsito por meio de ações multiplicadas pelos estudantes”, explicou a professora Jéssica Ribas Daun, da Escola Municipal Jaguariaíva.

Todas as escolas realizaram feiras temáticas sobre trânsito. Os estabelecimentos receberam ainda kits com réplicas de placas de sinalização de trânsito e fitas adesivas que simulam linhas divisórias de pistas e faixas de pedestres, entre outros materiais de apoio.

Respeito ao pedestre, uso da cadeirinha e do cinto de segurança, excesso de velocidade, a embriaguez ao volante, ultrapassagens proibidas e segurança dos motociclistas foram alguns dos temas abordados pelos estudantes.

“Eu aprendi que regra, sinalização, muita paciência e um olhar são atitudes importantes para um trânsito seguro”, disse o estudante Pedro do Rocio Hatsbach, 10 anos. 

Criado em 2004, o Festival é um projeto de da PRF que utiliza atividades pedagógicas e inclui transversalmente a temática trânsito no cotidiano escolar. Estudantes e professores produzem trabalhos com a temática Trânsito, nas modalidades: teatro, maquetes, poesias, danças, músicas, textos, mural, entre outros, valorizando a diversidade escolar e cultural. Os trabalhos são apresentados na Feira Temática de Trânsito e no Festival Temático de Trânsito com o objetivo de integrar a PRF, a escola e a sociedade.

Autor: SME | Fonte: Projetos