Estudantes aprendem sobre diversidade religiosa através da arquitetura de templos religiosos

    Publicado por:  Denise Neuburger da Silva

   A escola é uma importante etapa para a formação do cidadão. É na escola que se aprende sobre direitos e deveres e, é também na escola que se aprende a conviver com as diferenças e a respeitá-las.

   Dentro da grade curricular da Secretaria Municipal da Educação, um dos componentes curriculares mais enfáticos em relação a repassar informações, ampliar conhecimentos e estimular o respeito entre os cidadãos em formação é o de Ensino Religioso.

    Aprender sobre o respeito às diferenças melhora o convívio entre as pessoas, e entender que cada indivíduo é singular e tem suas particularidades, sejam sociais, emocionais, religiosas ou étnicas, só agrega ao ambiente escolar.

    Sendo assim, e cumprindo o currículo escolar, a professora de Ensino Religioso, Regina Maria de Souza Maia, propõe para todas as turmas do ensino parcial do CEI Lauro Esmanhoto, diversas atividades onde os estudantes podem expor suas opiniões e conhecer um pouco mais sobre a diversidade religiosa, ampliando seu repertório cultural, a partir de materiais didáticos diversificados, como livros, vídeos, fotos e fontes históricas.

    Tendo como objetivos de aprendizagem, respeitar símbolos religiosos de distintas manifestações, tradições e instituições religiosas, valorizar as diversas formas de vida e conhecer a diversidade religiosa da Cidade de Curitiba, os estudantes realizaram diversas atividades sobre espaços, territórios e arquitetura religiosa, observando vitrais e arabescos em templos religiosos, e outras infinidades de detalhes arquitetônicos.

Autor: Denise Neuburger da Silva | Fonte: Escola Municipal CEI Professor Lauro Esmanhoto
00341282.jpg
Estudantes representam através de desenhos os templos religiosos vistos em aula
1/5