Estudantes aprendem sobre a imigração da Cidade de Curitiba através de momentos lúdicos em sala de aula

    Publicado por:  Denise Neuburger da Silva

     Visando solidificar os conhecimentos sobre a formação da cidade de Curitiba e a importância dos imigrantes neste processo, a turma do 3º ano A do CEI PROFESSOR LAURO ESMANHOTO, da professora regente Mariana Medeiros Trautwein, viveu uma imersão na cultura, culinária e história de alguns destes povos.

       No dia 29 de outubro o povo estudado foram os sírio-libaneses e no dia 12 de novembro foram os italianos.

       No estudo dos povos árabes que fazem parte da construção de nossa cidade, foram vistos conteúdos sobre cultura, religião, música e gastronomia. Os estudantes puderam vestir-se com lenços típicos da cultura árabe, dançar músicas conhecidas e experimentar alguns quitutes deste povo, como a esfiha, o chá de hortelã e as balas de gelatina de damasco. Para finalizar a experiência, os estudantes montaram o paper toy do Khaled, imigrante sírio-libanês. Já no estudo da cultura italiana, aproveitaram para explorar o gênero textual receita fazendo sua própria pizza. Depois aprenderam a cantar e dançar a Tarantella, música e dança tradicional da Itália, além de aprenderem algumas palavras em italiano. Para finalizar esta reflexão, ainda será montado o paper toy do imigrante italiano.

      Nestes momentos de formação, além da revisão do conteúdo, tem-se por objetivo ampliar o repertório artístico-cultural de nossos estudantes para que possam vivenciar a miscelânia de culturas que formam nosso povo brasileiro para cultivar uma formação consciente e cidadã. 

Autor: Denise Neuburger da Silva | Fonte: Professora Mariana Medeiros Trautwein
00323982.jpg
Aprendendo através do lúdico
1/4