A importância da conscientização do ser humano, em relação aos cuidados que se deve ter com a água, para a sobrevivência da Terra e dos seres vivos, está cada vez mais necessário.
Sabendo desta importância e, a partir da observação do consumo diário de água na escola, a professora de Práticas de Educação Ambiental, Silvana Chella Bahia, criou o Projeto Água, uma oficina educativa que, segundo a própria professora, “tem por objetivo levar os estudantes a reconhecer os efeitos da ação humana na transformação do espaço geográfico”, além de identificar situações de desperdícios do uso da água e “perceber que este desperdício prejudica todos os seres vivos”.
O tema água também ajuda o estudante a entender que o equilíbrio e futuro das próximas gerações dependem das escolhas que são feitas hoje, e que os próprios estudantes são agentes ativos nos cuidados que se deve ter para o consumo consciente da água, tanto em casa, quanto na escola. Portanto, não desperdiçar, não poluir, respeitar os ciclos, preservar matas, entre outras ações, contribuem para um futuro melhor.
Todo o trabalho da professora Silvana com os estudantes do 1° ano A e B, 2° ano A e 3° ano A, transcorreu através do currículo sobre a paisagem em transformação: produção, circulação e o consumo da água.
Os estudantes realizaram diversas atividades referente ao tema, participaram de debates em sala de aula, assistiram à vídeos educativos e confeccionaram uma gota d’água feita de bexiga, que será um “mascote lembrança” da oficina.
Autor:
Denise Neuburger da Silva
|
Fonte:
Escola Municipal CEI Professor Lauro Esmanhoto