Estudantes aprendem brincando sobre segurança do Trânsito

    Publicado por:  Sandra Mara de Lima

Cerca de 20 estudantes do 1º ano da Escola Municipal  Jardim Santos Andrade estiveram, na manhã de terça-feira (31/10), no Memorial de Segurança no Transporte na Volvo onde divenciaram na prática noções sobre segurança no trânsito. A Aula de Campo foi uma ação do Programa Linhas do Conhecimento e teve por objetivo conhecer um pouco da História da evolução dos meios de transportes e a utilização da tecnologia para salvar vidas, além de estimular uma convivência pacífica e segura entre motoristas e pedestres.

Durante a  atividade os estudantes passaram por experiências no trânsito no papel de ciclistas, pedestres e passageiros. Aprenderam as regras básicas de como andar no trânsito com segurança, sobre uso da bicicleta e do capacete para motociclistas, sobre a utilização do cinto de segurança e a importância da não ingestão de bebida alcoólica ao dirigir.

Para a professora Alda Angelita da Luz a  visita despertou a consciência dos estudantes para a importância de atitudes necessárias tanto de pedestres quanto de motoristas e passageiros para um trânsito seguro. "Compreenderam que falar ou digitar mensagens no celular, assim como dirigir sob o efeito de álcool ou outras drogas pode provocar acidentes gravíssimos. Porém, que o respeito às regras de trânsito e a utilização dos equipamentos de segurança, como por exemplo, cadeirinha, cinto de segurança, assento elevado entre outros preserva vidas e que um trânsito seguro é responsabilidade de todos", explica  a professora. 

É importante que os alunos vivenciem na prática como se comportarem no trânsito para que possam, mais tarde, em casa, se tornarem multiplicadoras do que aprenderam e possam cobrar dos pais um comportamento seguro", conclui a professora Alda.

“Quando a gente for atravessar na faixa de pedestre, deve olhar para os dois lados e respeitar o  sinaleiro e quem está moto ou bicicleta deve usar  capacete”. Disse Pedro Henrique da Luz, de 06 anos

Autor: Sandra Mara de Lima | Fonte: NRE Santa Felicidade
00159345.jpg
Memorial da Segurança no Transporte_EM Santos Andrade
1/10