Estudantes ajudam comunidade a superar o medo de abelhas, no 18º Farol do Saber e Inovação !

Publicado por:  Ana Dariley Peters

O projeto dos estudantes da Escola Municipal Pró-Morar Barigui sobre a importância das abelhas para o meio ambiente marcou a cerimônia de entrega do Farol do Saber e Inovação Joaquim Nabuco, nesta terça-feira (4/6), na CIC.

Após a escola receber por duas vezes uma “invasão” dos insetos, que assustaram crianças, professores e funcionários, os estudantes fizeram pesquisas sobre as diferentes espécies de abelhas que vivem no território brasileiro, os motivos pelos quais elas estão morrendo, como é possível preservá-las e quais as tecnologias estão sendo criadas para resolver este problema. As crianças produziram, ainda, uma maquete de colmeia e explicaram à comunidade escolar que as abelhas ajudam os agricultores a produzirem mais alimentos.

Aqui nesta escola nasceu uma obra de engenharia de futuro, de grande importância pedagógica, o que criará uma cidade ainda melhor. Nesta semana do Meio Ambiente, nos enche de orgulho ver o trabalho destas crianças”, disse o prefeito Rafael Greca.

A escola ganhou recentemente uma caixinha de abelhas do projeto Jardins de Mel, que tem como objetivo a divulgação das abelhas nativas sem ferrão, que fazem a polinização da maior parte das plantas brasileiras.

Segundo a professora Edilaine Cristina Manoel Joaquim, a escolha do projeto dos estudantes partiu da ideia de que a educação deve acompanhar as necessidades da sociedade, que enfrenta problemas complexos diariamente. “Por isso há necessidade de formarmos pessoas que consigam lidar com essas situações e produzir novos conhecimentos e tecnologias”, comentou a professora, que orientou os estudantes do 4º ano Larissa Silva Scremin, Emanuelly Miguel da Costa, Carolina Oliveira Schrodes, Yasmin Rossi Antunes, Hiago Henrique da Silva Gaio e Isaac de Lima Oliveira.

Escola Bem Cuidada

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou os investimentos feitos pela Prefeitura de Curitiba nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que vão muito além dos faróis. “O programa Escola Bem Cuidada já contemplou 60% das nossas unidades com obras de infraestrutura e melhorias e o valor investido passa dos R$ 12 milhões”, afirmou a secretária.

Esse foi o 18º Farol do Saber e Inovação instalado na cidade. A unidade ganhou reforma e impressora 3D para a criação de protótipos. A Regional CIC já têm duas oficinas de criatividade, os Faróis da Inovação Vinícius de Moraes e Fernando Amaro.

Até o fim deste ano a cidade contará com 33 unidades no modelo inovação. O investimento da Prefeitura nas adequações é de R$ 2,1 milhões.

Presenças

Participaram da inauguração o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o administrador da Regional CIC, Raphael Keiji; o superintendente Executivo da Secretaria da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a chefe do Núcleo da Educação da CIC, Maristela Teodoro; a diretora do Departamento de Logística, Maria Cristina Brandalize; a coordenadora de Obras e Projetos, Flavia Gomes; a coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação, Estela Endlich; a diretora da escola, Noeme Rodrigues da Silva; o vice-diretor, Valter dos Santos Filho; e o vereador Edson do Parolin.

Autor: SME | Fonte: Prefeitura Municipal de Curitiba.
Farol do Saber e Inovação Joaquim Nabuco.