Do vestido de casamento da mãe veio a inspiração para a estudante Hosana Moraes Teodoro, 9 anos, começar a desenhar modelos e produzir suas criações. Na Sala de Recursos de Altas Habilidades/Superdotação do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) Branca Casagrande Sabbag, no Tatuquara, ela desenha, corta, costura e veste bonecas com modelos exclusivos. Mas tudo isso tem um objetivo: ela quer empreender na área da moda.
Ela está matriculada na Escola Municipal Antônio Pietruza, no mesmo bairro, e frequenta o CMAEE no contraturno.
“Quero um dia ter minha empresa de roupas. Começo desenhando a ideia que eu tenho, como eu vejo a roupa, e depois faço isso no tecido”, conta a estudante, que se destaca nas artes, na música e na desenvoltura de comunicação para a idade dela.
“Ela aprendeu sozinha a tocar um teclado velho que eu tinha, violão também. Desde pequena é muito curiosa e não tem paciência para coisas que ela considera fáceis, está sempre se desafiando”, resume o pai, Jocelino Donizetti Teodoro.
A mãe, Kátia Moraes, conta que ela sempre gostou da escola e até se ofereceu para ajudar a alfabetizar adultos conhecidos da família.
A professora que atende Hosana no CMAEE, Jucélia Siqueira, conta que alguns modelos ela projeta tão bem pensados que nem costura é necessária no tecido. “Ela faz com dobraduras mesmo, fica perfeito”, relata a professora.
O talento de Hosana é um dos exemplos do que o atendimento especializado na rede municipal curitibana pode desenvolver. Para isso, é necessário que os professores indiquem os estudantes que se destacam em alguma área.
“As escolas nos mandam formulários, que são analisados pela equipe especializada, e a partir daí é feito o encaminhamento conforme o caso”, explica a gerente de Cooperação e Encaminhamentos Especializados do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE), Flavia Fernanda Majcher Cardoso.
Atendimento ampliado
A rede municipal de ensino de Curitiba ganhou, este ano, mais 15 salas de recursos para atendimento de crianças e estudantes com altas habilidades/superdotação. O número foi quadruplicado, de cinco salas ativas anteriormente para 20, nos CMAEEs das dez regionais.
O atendimento educacional especializado, realizado no contraturno escolar, está disponível nas unidades da rede de manhã e à tarde.
A estratégia de ampliação desse tipo de atendimento surgiu a partir de um grande levantamento iniciado no ano passado em todas as unidades.
Segundo a diretora do DIAEE, Gislaine Coimbra Budel, dos mais de 660 formulários recebidos das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) com indicação de estudantes que demonstram comportamento superdotado no ano passado, foram identificados 274 para atendimento prioritário neste momento.
“A sondagem em busca desse público segue de maneira permanente. A qualquer momento os professores podem nos enviar o formulário”, frisa Gislaine.
Autor:
SME
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Fonte:
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