Estudante da EJA do CAIC Bairro Novo é sucesso no ENEM e entra na Faculdade

    Publicado por:  Patricia da Rosa Molina Treufeldt

Com muito orgulho mostramos hoje na página do CAIC Bairro Novo a história vitoriosa da estudante da EJA II, Angelita Flores de Mattos de 44 anos. Ela é mãe de três filhos, sendo dois estudantes universitários dos cursos de Engenharia e Administração de Empresas, e o caçula é estudante do 8º ano nesta escola.

 Angelita atualmente é funcionária em uma distribuidora de doces no bairro Sítio Cercado e alimentava há tempos o sonho de retomar seus estudos que haviam estacionado  na antiga 7ª série.

A estudante nos contou que foi empresária, trabalhou com a comercialização de chocolates e outros tipos de doces,  mas acabou por ter de fechar seu negócio, chegando a trabalhar como empregada doméstica. Essa fase de acordo com Angelita, agora universitária, foi extremamente difícil  pois  ela sentia que somente através do estudo poderia mudar sua situação de vida.

No início do ano passado a funcionária da secretaria da escola, Iolanda Gonçalves foi comprar doces no comércio onde Angelita trabalha e a mesma perguntou se havia vaga para a 8ª série. Extremamente motivada a  estudante retomou as atividades escolares e contou que recebeu total apoio de seus professores, e que recorria a eles até após o término das aulas para esclarecer eventuais dúvidas. A estudante destacou a ajuda do professor Evandro  de Matemática e da professora Aliete de Língua Portuguesa, pois de acordo com ela, o trabalho realizado pela professora sobre o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa ajudou muito a enfrentar os testes que viriam pela frente. Muito focada em seu objetivo, a estudante já tinha intenção de fazer a prova  do ENEM e contou com a ajuda dos professores da EJA de todas as áreas do conhecimento para que indicassem os conteúdos com maior possibilidade de cair no Exame Nacional do Ensino Médio. Após concluir o ensino fundamental na EJA de nossa escola, Angelita passou a estudar sozinha em casa, utilizando os conhecimentos adquiridos na escola e também pesquisando na internet. No último 4 de janeiro a estudante autodidata teve todo seu esforço recompensado pois todas as suas notas foram acima de 450 pontos. Com essa pontuação acima da média inclusive na prova de redação, Angelita obteve o direito de  matricular- se diretamente em uma instituição de nível superior, sem necessidade de cursar o Ensino Médio. Nossa ex-estudante , agora está cursando a faculdade de Tecnologia em Estética e Cosmética na Faculdade OPET e pretende no futuro ter sua própria clínica estética. O esforço e sua iniciativa de retomar os  estudos mostram  o papel transformador do conhecimento.

Parabenizamos Angelita e toda equipe da EJA do CAIC Bairro Novo.

Autor: Patricia Molina Treufeldt/Patricia da Rosa Molina | Fonte: Angelita Flores de Mattos/Everton Luiz Camargo
00029320.jpg
angelitaII
1/3