Sabe-se que uma das alternativas de se atingir os objetivos do processo de aprendizagem, é dando subsídios e alternativas pedagógicas, lúdicas e atraentes para o aluno.
Com os alunos com dificuldades de aprendizagem será realizado um trabalho diferente ao já praticado pelos espaços da escola, se utilizando da ferramenta internet e ajudar a realimentar a página da escola no site do Cidade do Conhecimento. Então está sendo proposto um trabalho voltado para a produção de matérias que serão colocadas na página da escola produzida pelos alunos. Paralelamente, alguns alunos que apresentam mais dificuldades de aprendizagem se realizará um trabalho mais voltado na leitura e escrita com o objetivo de incentivá-los na superação de suas dificuldades.
Estes terão a oportunidade de realizar a divulgação, produção e caça notícias da escola e dos projetos realizados na escola na visão dos alunos. Será a oportunidade dos Professores colocarem suas atividades mais interessantes em rede e acompanhando o trabalho.
Para Tajra, (2008, p. 13),
A escola deve oferecer aos seus alunos a possibilidade do uso dessa ferramenta tão presente em nosso cotidiano, seja para fins de pesquisa, para produção de materiais dos projetos educacionais, para a profissionalização dos alunos ou para outras finalidades. Não oferecer acesso a essa nova tecnologia é omitir o contexto histórico, sociocultural e econômico vivenciado pelos educadores e educando.
Para Pozo (2012, p.150-151), “o acesso ao potencial tecnológico que a informática hoje nos oferece é necessário para que se favoreça a autonomia do aluno em seu aprendizado, de maneira que ele seja o protagonista deste processo”. E para que ele seja o protagonista de sua história é preciso fazê-lo participar dela criando e oferecendo a oportunidade de realizá-la na ativa, ou seja, aprender fazendo.
Se aprende-se fazendo ou realizando algo de importante e significativo para seu bem estar e sua vida, porque não oferecer a estes pequenos a oportunidade de fazer algo que realmente desperte o interesse? Porque insistir em práticas cansativas e sem criatividade? Está-se em um espaço de contra turno onde deve se oferecer atividades que despertem o prazer de nossos alunos, por que se ater em atitudes pouco interessantes?
Acredita-se em uma educação letrada, mas o que se propõe é diferente desta teoria. Como então incentivar a criatividade?
PROFª SOLANGE DAUFEMBACH ESSER PAULUK - TIC 1.
Autor:
CEI Prof.ª Tereza Matsumoto, EM
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Fonte:
Profª Solange Daufembach Esser Pauluk.