Como já sabemos, as regras são fundamentais para o convívio harmonioso nos diferentes ambientes de nossa sociedade. Neste sentido, entendendo a escola como lugar de aprendizagem e relações entre pessoas e espaços, as turmas do integral deram show de organização coletiva dos combinados.
Cada grupo ficou responsábel por listar os comportamentos necessários para a organização dos diferentes espaços e momentos do dia na escola. A criatividade foi marca nos registros e formas de comunicar o que foi estabelecido pelos grupos. Tivemos apresentação de balões de história em quadrinhos, cartazes ilustrados e ainda um Rap feito pelos alunos do 1º ano.
Também trabalhamos a oralidade na exposição de ideias. Segundo a articuladora Flávia Nepomuceno "falar no microfone gerou expectativas nas crianças, que enfrentaram a vergonha e transmitiram a mensagem combinada com responsabilidade".
Este é só o começo de nossa trajetória na escola. Seguimos "em busca do tesouro do conhecimento", frase citada pela professora Livete Kindlemann, que apresentou um mapa do tesouro para ilustrar o momento do café no refeitório.
Autor:
Sueli Erthal Bazani
|
Fonte:
Pilarzinho, EM