Nos dias 06, 07 e 08 de agosto, estudantes e professores da Escola Municipal CEI Romário Martins, no bairro Cachoeira, receberam o ator e contador de histórias Vinícius Mazzon para a realização do espetáculo Alumbramento, no qual narra contos tradicionais, entremeados por músicas populares, adivinhas, versos e trava-línguas. Tendo a ludicidade e o humor como marca, o espetáculo é formado por um vasto repertório, adequado para atender a todas as faixas etárias.
Produzido pela Travessia - Arte e Educação, com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba, o projeto procura incentivar a leitura nos ambientes escolares por meio de sessões de narração de historias que são tesouros da literatura oral brasileira.
Os estudantes das turmas do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) da unidade apreciaram atentamente as histórias narradas e participaram com entusiasmo das cantorias e nas respostas às adivinhas! Mazzon ainda apresentou alguns livros que o ajudaram a produzir as histórias contadas e cantadas no espetáculo, como "Armazém do folclore" e "Contos de enganar a morte", de Ricardo Azevedo, e "Contos de morte morrida: narrativas do folclore", escrito por Ernani Ssó e ilustrado por Marilda Castanha.
Nascido em Campo Largo/PR, Vinícius Mazzon é ator desde os 19 anos de idade. Já trabalhou com companhias de teatro no Brasil e no exterior e escreve roteiros para o cinema. Há mais de 10 anos tem se dedicado a pesquisar a cultura popular brasileira, em particular, os contos da literatura oral, para a realização de projetos de narração de histórias como forma de incentivo ao gosto pela leitura.
Confira as fotos das divertidas sessões do espetáculo Alumbramento na Biblioteca Escolar Romarinho, da Escola Municipal CEI Romário Martins!
Autor:
NRE Boa Vista
|
Fonte:
Travessia e NRE Boa Vista