Espantando o calor brincando com o SKIBUNDA

    Publicado por:  Adamari Rodolfo Depetris

QUAL É CULTURA DA CRIANÇA PARA LIDAR COM O CALOR?

A criança tem um jeito peculiar de resolver os problemas. Quando os adultos entendem a cultura das crianças, as saídas para as soluções ficam bem diferentes.

Diante de um calor curitibano desproporcional ao clima em que estamos acostumados as professoras mergulharam na cultura das crianças, se juntaram a elas e “esquibundaram” em meio ao sabão e água de mangueira para aliviar o calor. 

O desfecho do contexto trouxe dúvidas a serem solucionadas, como quem contagiou quem. As crianças que contagiaram os adultos, ou os adultos que contagiaram as crianças?

Quem se importa com as respostas. Adultos e crianças, um a um foram entrando na brincadeira.

As crianças mais temerosas, nas primeiras vezes foram incentivadas e desciam junto com as professoras, mas aos poucos iam adquirindo confiança e logo subiam e desciam sem mediação.

O Caio todo lambuzado pela mistura de água, detergente, terra e grama, disse: - “estou todo gosmento, mas está muito gostoso.”

E assim subiam e desciam; uma brincadeira que parecia não ter fim.

Tudo bem que algumas crianças se contentaram em apenas observar, segurar a mangueira para molhar a lona, os colegas...

Cada um a seu modo, todos se divertiram e conseguiram se refrescar do calor.

Uma experiência rica de significado para as crianças, que tiveram a oportunidade de interagir com colegas de diferentes idades e com as professoras, e ainda extravasar suas energias e o seu calor brincando com água e se divertindo.

Autor: Dr. Eraldo Kuster, CMEI | Fonte: Diretora Ivete Bussolo
00084596.jpg
Skibunda 2015
1/77