Escola Municipal Caramuru, Escola Municipal

logo escola

Espaços Sagrados e sua importância para as tradições religiosas.

    Publicado por:  Paula de Camargo Demario

Artigo 18º da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) afirma que “toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdade de mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos".

A disciplina de Ensino Religioso estuda entre outros temas, os lugares sagrados; Porém não são apenas as igrejas as únicas formas de representações de lugares sagrados. Existem vários outros lugares além da Igreja, o Templo, Terreiro, Barracão,  Loja, Círculo, Sinagoga, Mesquita, Natureza e Centro. Tanto os homens quanto as mulheres de fé constroem locais para se conectarem com o Sagrado. Todos os espaços citados são para a prática religiosa, possuem grande simbolismo, transformam a paisagem, produzem engajamento e integração da comunidade da qual participam.

A Professora Rosana Filippis do período da tarde propôs no 5° ano B, a representação de diferentes espaços sagrados através de maquetes, a exposição aconteceu dia 28/05, durante a reunião de pais do 5° ano C e para o período contrário a exposição aconteceu no espaço da biblioteca.
A Professora Sandra Rissardi do período da manhã, trabalhalhou de maneira lúdica no 5° ano A,  a produção de uma grande trilha com o nome: Lugares Sagrados do Mundo. Estudantes foram divididos em equipes, criaram as regras, as punições e brincaram de passear por diferentes espaços sagrados. Gostaram tanto que o jogo foi repetido várias vezes, experimentando a trilha das outras equipes. Brincando também se aprende!
Autor: Caramuru, EM | Fonte: Epa
00218573.jpg
Espaços Sagrados
1/8