Escultura em giz

    Publicado por:  Rosani Machado

Fazer uma escultura num giz de quadro? Isso é possível?

Os alunos das turmas do 5º ano A, B e C mostraram que sim, pois fizeram lindas esculturas num material tão pequeno.

O trabalho foi proposto nas aulas de arte pela professora Cristiane Cabral, tendo como conteúdo “Artes visuais: desenvolver a linguagem na perspectiva de criação artística”, explorando diferentes possibilidades técnicas e de material na construção de propostas de arte.

Tudo iniciou com uma conversa e alguns questionamentos aos alunos sobre o que era “Totem”, se alguém já tinha ouvido falar ou visto um em revistas, livros, filme, internet, etc. A professora relembrou os alunos sobre o filme assistido na Semana da Criança “Irmão Urso”, onde o chefe da tribo entregava para cada índio um amuleto ou talismã, que era uma imagem de um animal esculpida na madeira. Em seguida, ela explicou o significado dos “Totens” e sua origem, e disponibilizou algumas imagens impressas de totens para que os alunos pudessem observar os detalhes dos desenhos.

Após toda exploração e maior conhecimento sobre o assunto, os alunos receberam as orientações de como realizar a escultura no giz branco de quadro, fazendo os traços do desenho com um palito de espetinho, raspando os contornos e aprofundando as linhas formando sulcos. Para finalizar, o papel toalha foi passado suavemente para dar o acabamento mais liso na escultura.

Parabéns à professora pelo encaminhamento do trabalho e aos alunos, grandes artistas, pelas belíssimas esculturas feitas.  

Autor: Prof. Leonel Moro, EM | Fonte: Professora Cristiane Cabral