Escritora Carolina Maria de Jesus em foco - Escola Municipal Vinhedos

Publicado por:  Káthia Leal Cicarelli Neiva Vieira

A professora Marilda nos relata como foi o trabalho: "Sobre o trabalho com a Escritora Carolina Maria de Jesus: Iniciei colando quatro fotos da escritora no quadro e pedindo para cada aluno dizer quem eles achavam que ela era. Cada ideia dada fui escrevendo no quadro. Eles cada vez mais opinando e se empolgando com as fotos. Até que uma das alunas falou escritora. Li então a biografia dela. A história fez com que os alunos ficassem mais interessados na aula. Apresentei então, um dos seus poemas: "Bem no fundo". Dei uma cópia do poema faltando palavras. Fiz então um ditado, onde eles completaram o poema. Em seguida a reescrita, mostrando as tiras com essas palavras.

Para deixá-los mais encantados, fizemos um trabalho com estações. Levei a turma para outra sala onde as mesas eram redondas. Dividi a turma em quatro grupos. Em cada mesa tinha um desafio a ser concluído. Após a conclusão eles passavam para a outra mesa e faziam o próximo desafio. Enfim, cada grupo passou pelas quatro mesas. Na primeira mesa eram palavras do poema e seu significado, tinham que ler as palavras e encontrar o significado. Na segunda mesa uma lista de palavras do texto e mais três rimas para cada palavra para que formassem grupos. Na terceira mesa uma lista de palavras do poema para que colocassem em ordem alfabética. Na quarta mesa tiras com frases ditas por Carolina para que tentassem colocar na ordem correta e fizessem a leitura.

Essa atividade foi muito proveitosa, pois os alunos se ajudavam, aqueles com mais dificuldades aprendiam com os que tinham mais conhecimento e juntos lutavam para concluir mais uma etapa."

Autor: Káthia Leal Cicarelli | Fonte: Marilda Inês Miola Zinher
Vinhedos 7