Escolas podem aderir ao projeto de robótica da SME

    Publicado por:  Maria Duarte

As escolas da rede municipal de ensino de Curitiba ainda podem aderir ao projeto de robótica.

A Secretaria Municipal da Educação (SME) encaminhou email para os Núcleos Regionais da Educação (NREs) dispararem para as unidades, com o link de inscrição. O link também pode ser solicitado diretamente pelo e-mail tecnologias@edu.curitiba.pr.gov.br

A coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação da Secretaria Municipal da Educação, Estela Endlich, explica que todos os estudantes têm o direito de participar dessas atividades.

Desde março, as unidades estão recebendo os novos kits de robótica para os estudantes. É o microduíno, que permite a montagem de diversos protótipos e programação.

A iniciativa integra os investimentos da Prefeitura de Curitiba em robótica educacional. São mais de R$ 1,3 milhão para que as escolas possam iniciar o trabalho com um novo kit de programação e robótica adaptável a sistemas e materiais de diversas composições.

A nova tecnologia será utilizada pelas escolas para ampliar as ações já desenvolvidas.

“É possível montar navios, aviões, robôs, enfim, tudo o que se pode imaginar. As peças são de fácil encaixe e esses itens vão enriquecer o material que as escolas já possuem para trabalhar com robótica. Isso permite que os estudantes desenvolvam habilidades de raciocínio que serão úteis para toda vida”, relata Estela.

Módulos

A nova tecnologia adotada pela rede municipal para o trabalho com robótica inclui um conjunto completo de módulos, sensores e mecanismos, que pode ser utilizado para programação através de diferentes softwares e com benefícios de aprendizagem a todas as idades.

Estela esclarece que o trabalho com a robótica educacional na rede municipal de ensino de Curitiba vai muito além da construção de projetos e programação de robôs. “São desenvolvidas ações e projetos que proporcionam um aprendizado prático, desenvolvendo no estudante a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos”, afirma.

Saiba mais

Em caso de dúvidas, ligar para a Gerência de Inovação Pedagógica nos telefones 3350-3010 ou 3350 - 9851

Autor: SME | Fonte: SME