ESCOLAS E CMEIS PERTENCENTES AO NREPR REALIZAM SÁBADO PEDAGÓGICO

    Publicado por:  Lucilene Guimaraes Paixao

Mais um sábado pedagógico de estudos nas nossas unidades escolares do NRE Portão! 03/09/2022!

O CMEI Estrela elegeu o tema "Experiência, imaginação e criação: ambientes educativos e a  aprendizagem criativa" com a docente Rita de Cássia Martins. A manhã foi  acolhedora, com reflexões e  conexões partindo da escuta da vida cotidiana como fio condutor para o planejamento de  ambientes  para a prática pedagógica  articulada ao currículo da Educação Infantil.

O CMEI Santa Guernet Schier realizou seu estudo com a palestrante Andréa Binhara. A palestrante abordou a temática a cerca do Currículo da Educação Infantil e da documentação pedagógica de forma dinâmica e prática objetivando ampliar a compreensão da concepção de currículo que orienta a organização curricular da Educação Infantil, refletindo sobre a organização do Currículo, fortalecendo o entendimento sobre a abordagem da documentação pedagógica para observar, escutar, registrar, analisar, interpretar, comunicar, planejar a construção das narrativas, olhar atento e o compromisso com as aprendizagens bem como o entendimento da relação família X escola.

O CMEI Vila Parolim elegeu o tema "Registrar ou documentar? Qual a diferença"? com a docente Leda Samila que trouxe importantes reflexões sobre a documentação pedagógica. Foi exercitado a escuta para enriquecer a prática com o acolhimento. 
Refletiram sobre a importância da observação como uma atenção contínua e perceberam  a necessidade de analisar e interpretar os registros a partir dos diferentes observáveis como processo de investigação. 

A SEP na EM CEI Prof. Lina M. M. Moreira trouxe "A importância da relação entre professor e estudante no processo de desenvolvimento cognitivo dos estudantes" com o docente Leonardo Ribeiro Chaves. As reflexões esclareceram questões relacionadas a inclusão, afetividade e equidade. O objetivo foi de que os professores ampliassem suas práticas para os princípios de equidade e inclusão.

A EM Padre João Cruciani  abordou a temática "Adequação Pedagógica",  com a  palestrante Patrícia Romagnani que abordou  reflexões  relacionadas a Escola Inclusiva:  fundamentos, processo de aprendizagem, desenvolvimento de competências e tipologias das adaptações metodológicas e pedagógicas.

A EM São Luiz elegeu o tema "Adequação Pedagógica" ministrada pela docente Flavia Cardoso.
A manhã iniciou com uma interessante reflexão sobre quais as formas de aprender em uma dinâmica que envolveu todos os profissionais da unidade. Os estudos se voltaram as diferentes demandas existentes no ambiente escolar, a atuação dos professores e os marcos históricos da garantia de direitos das pessoas com deficiência. A troca de experiências entre os presentes enriqueceu  esse momento tão importante!

Parabenizamos todas as unidades pelos temas que se dedicaram a estudar, de forma a ampliar suas práticas pedagógicas!

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre".                    

 Paulo Freire

Autor: NREPR | Fonte: VANESSA CAROLINE DA SILVA
00374486.jpg
SÁBADO PEDAGÓGICO
1/6