ESCOLAS E CMEIS DE SANTA FELICIDADE ACOMPANHAM AS VIDEOAULAS

Publicado por:  Lucilene Guimaraes Paixao

Como prevenção da expansão do epidemia da COVID-19 (coronavírus), cerca 145 mil estudantes da Rede Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Curitiba tiveram a suspensão das aulas presenciais prorrogadas até o início do mês de maio do corrente ano. Para que as crianças continuem com suas rotinas de atividades escolares, a Secretaria Municipal de Educação, através de sua equipe, passou a ministrar videoaulas para os estudantes da rede municipal.

Desta maneira, através de uma parceria entre Estado e Prefeitura, nesta segunda-feira 13/04/2020 as aulas passaram a estar disponíveis aos estudantes através do canal aberto 9.2 da TV Paraná Turismo em UHF e no YouTube, por meio do canal TV Escola Curitiba.

Para organizar as videoaulas, a Secretaria Municipal de Educação, disponibilizou uma Grade de Horários, contemplando o Currículo da Educação Infantil (pré-escola), do Ensino fundamental I (do 1° ao 5° ano) e para Educação de Jovens e adultos (EJA – fase I). Conteúdos como: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Educação Física, Ensino Religioso, Práticas da Educação Integral, Direitos Humanos e Robótica, foram pensadas e adaptadas pelos profissionais da SME, possibilitando que crianças e estudantes tenham acesso aos conteúdos, durante o período de suspensão das aulas presenciais.

No Núcleo Regional de Educação de Santa Felicidade, a chefe do Núcleo, professora Denise Luciene Lipinski Rutkoski, realizou videoconferência com as direções das Escolas e CMEIS, para que as mesmas pudessem orientar suas equipes e as famílias das crianças e estudantes sobre o início das videoaulas. Nossas unidades disponibilizaram os materiais para que as crianças e estudantes possam estar realizando o registro das aulas, bem como fazendo anotações de possíveis dúvidas que venham a ter durante as videoaulas, conforme orientação da SME. Tão Logo as aulas presenciais sejam retomadas, a equipe dos Núcleo de Santa Felicidade, juntamente com a equipe pedagógica das unidades e com as professoras, estarão recebendo nossos estudantes com grande alegria e retomando conforme necessidade dos estudantes os conteúdos trabalhados nas videoaulas.

Neste momento de suspensão das aulas presenciais, o Núcleo de Educação de Santa Felicidade, enfatiza a importância do auxílio das famílias, no sentido de estarem mantendo uma rotina de estudos para as crianças e estudantes, bem como possam organizar um espaço adequado onde os registros das videoaulas possam ser feito.

A equipe do Núcleo de Santa Felicidade aproveita para agradecer a parceria das professoras, diretoras e demais servidores que também estão empenhados gravando vídeos de incentivo aos nossos estudantes e divulgando a importância das videoaulas.

O Núcleo de Santa Felicidade, aproveita também o momento para parabenizar a pessoa da nossa Secretária Municipal de Educação, professora Maria Silvia Bacila, juntamente com os demais departamentos da SME, por possibilitarem as videoaulas aos nossos estudantes. Sabemos que o momento não é fácil, e que a educação como um todo está se reinventando neste período, mas sabemos também que todos esses esforços é prol de um bem maior: a aprendizagem dos estudantes. Temos a certeza que tudo isso vai passar e que brevemente estaremos todos juntos novamente, compartilhando nossos saberes e aprendizagens, curtindo os momentos de alegria e descontração, desfrutando do ambiente mágico que as nossas unidades escolares têm a ofertar a todos os Curitibinhas .

Confiram algumas fotos dos Curitibinhas e das professoras das Escolas e CMEIS de Santa Felicidade acompanhando as videoaulas de suas casas.

Autor: NRE Santa Felicidade | Fonte: DENISE LUCIENE LIPINSKI RUTKOSKI