Escolas da Rede Municipal de Ensino promovem semanas literárias

    Publicado por:  Paulo Henrique Machado

Mais de cinquenta escolas da Rede Municipal de Ensino promoveram desde o início do ano momentos de incentivo às práticas de leitura e ampliação cultural. São as chamadas Semanas Literárias, que têm o intuito de divulgar ações e projetos de promoção da leitura e da literatura desenvolvidos com os estudantes e demais integrantes da comunidade escolar no decorrer do ano letivo.

Por meio de exposição de trabalhos, contações de histórias, rodas de leitura, lançamentos de livros, conversas com escritores, saraus literários e o entrelaçamento das diversas linguagens artísticas com a literatura, as semanas literárias “ampliam o repertório cultural e literário dos participantes, estimulando o desenvolvimento de práticas inovadoras voltadas ao incentivo pelo gosto de ler”, destaca o gerente da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares e Faróis do Saber, Paulo Henrique Machado.

Na Escola Municipal Doutor Hamilton Calderari Leal, na CIC, a semana literária iniciou no dia 26/10 e segue até sexta-feira, 30/10. As atividades foram organizadas com o objetivo de oportunizar momentos de encantamento com leitura fruição, como também mostrar as crianças a riqueza de detalhes nas histórias infantis e a discussão de diferentes pontos de vista a partir de quem conta a história.

Os meninos e meninas tiveram a oportunidade de visitar a Casa de Doces, passar por um túnel escuro e ir até um castelo. Lá foram recepcionadas por diferentes personagens como Cinderela, Branca de Neve, Bela Adormecida, Bruxa, João e Maria. A diretora da unidade, Adriana Soga Ribeiro explica que essa foi uma viagem imaginária que resgatou o sonhar e o querer ser um personagem. “Constatamos com as crianças que a bruxa era a mais esperada por eles, principalmente na educação infantil, pois todos os dias os pequenos vinham perguntar na expectativa de sua visita”, explicou.

A atividade prevista para o encerramento da semana literária na unidade a realização de um baile real, onde os estudantes utilizarão fantasias e máscaras. Haverá também desfile, contação de história e aula interativa de valsa, tudo para promover esse encantamento.

A semana seguinte inicia com a presença das crianças do Centro Municipal de Educação Infantil Corbélia que estudarão na unidade em 2016 e serão recepcionados pela Branca de Neve para conhecerem os espaços da escola.

O evento é uma iniciativa de equipe escolar. O acervo da unidade é aproximadamente de seis mil exemplares com número de empréstimo que chega a trezentos livros por semana. De acordo com a diretora “a semana reúne ações prazerosas e produtivas, com momentos em que as crianças desenvolvem suas habilidades com alegria e animação”, disse Adriana.

Autor: Cláudia Muniz | Fonte: Portal Cidade do Conhecimento