A mobilizaçao “Dia de ler. Todo dia!” proporcionou o envolvimento de toda escola e se estendeu à comunidade. Muitos espaços foram criados para estimular que todos tenham acesso à leitura: tenda com tapete, almofadas e livros; sala ao ar livre com sofás e caixotes para a exposição do acervo; fichas plastificadas com variados gêneros textuais dispostas em galhos de árvores de dentro e do entorno da Escola.
Despertar, incentivar e promover a leitura tanto no âmbito escolar como na comunidade do entorno é o nosso objetivo.
Incentivar crianças, jovens e adultos a gostarem de ler é uma ação cada vez maior nas unidades da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. O convite para o encontro com a literatura acontece por meio de rodas de leitura, contações de histórias, encontros com autores e dezenas de outras atividades desenvolvidas nas escolas, nas bibliotecas escolares e nos Faróis do Saber. Algumas das boas experiências desenvolvidas serão apresentadas durante a terceira edição do Letras na Rede – ideias que transformam, um evento promovido a partir desta quarta-feira (21), no Centro de Formação Continuada da Secretaria Municipal da Educação.
O evento que é organizado pela equipe da Rede Municipal de Bibliotecas Escolares de Curitiba acontecerá até sexta-feira para a troca de experiências e socialização de conhecimentos transformados em práticas pelos agentes de leitura das bibliotecas escolares e dos Faróis do Saber. Durante os três dias haverá exposição de trabalhos e relatos das ações pedagógicas desenvolvidas neste ano para estimular o desenvolvimento de práticas inovadoras voltadas à literatura e formação de leitores.
Neste primeiro dia de abertura acontecerão duas palestras, a primeira “Diálogos entre cinema e literatura e oficinas literárias”, proferida por Carla Pioli, Daniela Del Puente e Daniele da Rosa e a segunda intitulada “Literatura no Currículo da Educação Básica”, proferida por Elisa Dalla Bona. Também haverá momentos culturais.
Na sexta-feira o destaque será a palestra “Cultura Popular: música e literatura / oficinas literárias”, com os docentes José Navarro, Lucas Buchile e Jorge Malheiros. As apresentações culturais e as mostras das atividades ficará permanentemente em exposição durante os três dias do evento.
O objetivo do encontro, explica a superintendente de Gestão Educacional da Secretaria Municipal da Educação, Ida Regina Moro Milléo de Mendonça é divulgar a amplitude e a qualidade das ações de inventivo à literatura promovidos na rede municipal de ensino uma vez que bibliotecas nas escolas e faróis são sinônimos de movimento, provocação, pesquisa, construção do conhecimento e difusão cultural de maneira a promover o entrelaçamento da leitura com a aquisição de conhecimentos.
“São espaços para promover ações culturais e pedagógicas que estimulem a curiosidade, despertem interesse pela leitura, propiciando momentos culturais diferenciados vinculados com as demais áreas do conhecimento sem perder o foco literário”, diz Ida.
Participam do Letras na Rede profissionais da educação que atuam nas bibliotecas e faróis do saber, funcionários e estagiários que atuam nos faróis do saber e bibliotecas escolares, gestores da informação, bibliotecárias e comunidade. “Ano a ano temos percebido a evolução das práticas e os bons resultados alcançados nas unidades a partir de formas criativas e inovadoras de incentivar à leitura”, diz o destaca o diretor do Departamento de Tecnologia e Difusão educação, Marlon Terres. Segundo Marlon, os frutos do trabalho são estudantes cada vez mais interessados em leitura.
“Parte dessas práticas aplicadas nas unidades aparecem como retorno do investimento que temos feito na formação dos profissionais da educação em relação à leitura”, diz Marlon.
Atualmente a rede municipal de ensino conta 193 bibliotecas, sendo 41 nas estruturas de Faróis do Saber. O acervo de cada unidade conta com aproximadamente 8 mil livros. O acervo geral da rede de bibliotecas é próximo a um milhão de livros.
Como ambiente pedagógico, a biblioteca é um espaço que promove o contato com os saberes e proporciona projetos ativos, que integram a literatura como elemento fundamental e a articulando com diferentes linguagens artísticas. Os profissionais da educação que atuam nas bibliotecas escolares fazem mediação com o publico, indicando leituras, ampliando o acesso à diferentes modalidades literárias e promovendo estratégias que atraem e integram os sujeitos da comunidade escolar.
PROGRAMAÇÃO
21/10/15 – Início do Evento
Período: 8h às 12h e 13h30min às 17h30min
Palestra: Diálogos entre cinema e literatura e oficinas literárias
Docentes: Carla Pioli, Daniela Del Puente e Daniele da Rosa
Exposições de trabalhos e realização de Ações Culturais desenvolvidas em 2015 nos Faróis do Saber e Bibliotecas Escolares.
Local: Centro de Formação Continuada
Período: 18h às 22h
Momento Cultural: Deni Ribas
Palestra: Literatura no Currículo da Educação Básica
Docente: Elisa Dalla Bona
Local: Centro de Formação Continuada
22/10/15 – Exposições
23/10/15 – Palestras e Ações Culturais
Período: 8h às 12h e 13h30min às 17h30min
-oficinas literáriasDocentes- José Navarro, Lucas Buchile e Jorge MalheirosExposições de trabalhos e realização de Ações Culturais desenvolvidas em 2015 nos Faróis do Saber e Bibliotecas Escolares.Local- Centro de Formação Continuada
Fonte:
http://cidadedoconhecimento.org.br/cidadedoconhecimento/cidadedoconhecimento/index.php?subcan=7&cod_not=41740&PHPSESSID=3d5d4084d230dd1155e28a028c59ffce
Autor:
Foz do Iguaçu, EM
|
Fonte:
EM Foz Iguaçu