Escola Municipal Cerro Azul no Parque Histórico da Vilinha

Publicado por:  Andressa Pires

A aula de campo de rota realizada hoje (07/03/2022), no Parque Histórico da Vilinha, marca o retorno das atividades do Programa Linhas do Conhecimento. Os estudantes do 4º ano da EM Cerro Azul tiveram a oportunidade de conhecer o local onde os primeiros garimpeiros portugueses se estabeleceram no século XVII. Foram guiados pela Andréia Menezes, Coordenadora do Centro Cultural Cultural da Vilinha.

Foi Ébano Pereira que comandou a expedição que partiu de Paranaguá para subir os rios e atingir o Primeiro Planalto Paranaense, em busca de ouro. Inicialmente, se estabeleceram nas margens do Rio Atuba, na região do Bairro Alto.

Atualmente o Parque Histórico da Vilinha conta com um Centro Cultural que oferta vários espetáculos culturais e cursos para a comunidade.

Os estudantes puderam apreciar a exposição Zequinha na Vilinha - Uma Aventura pela Fundação de Curitiba. Organizada pela Fundação Cultural de Curitiba, pela Gibiteca e pelo Núcleo da Fundação Cultural de Curitiba na Regional Boa Vista.

Para a exposição, o artista Nilson Müller, autor do álbum de figurinhas do Zequinha, criou uma série em quadrinhos que conta a história da fundação da cidade, tendo Zequinha de narrador e personagem ao lado de outras figuras históricas, como o Cacique Tindiquera, indígena do povo tingui que indicou o local onde deveria ser criada a cidade de Curitiba.

Os estudantes exploraram todo o espaço do parque e realizaram uma pequena trilha onde observaram algumas espécies de árvores e plantas.

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: NRE Boa Vista
Parque Histórico da Vilinha