ESCOLA MUNICIPAL CEI BELMIRO CESAR JUNTO NA CAMPANHA TIRA FOCOS CURITIBA CONTRA AEDES

Publicado por:  Simone Jesus de Almeida Souza

A E.M. CEI Belmiro Cesar promoveu ações de conscientização sobre o mosquito Aedes Aegypti, o principal transmissor de doenças como a dengue, o vírus zika e a febre chikungunya. Desde o dia 18 de fevereiro, a escola realiza atividades relacionadas à campanha. Iniciamos com a divulgação da Campanha Tira Focos Curitiba contra o Aedes, mobilizando a comunidade escolar, em reunião realizada no dia 23/02/2016, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do combate ao mosquito. Os estudantes foram desafiados a refletir sobre o assunto e mostraram que estão bem informados. “Não pode deixar água acumular e é sempre bom colocar areia nos pratos das plantas”, ensina Ana Julia Weber Rodrigues, de 5 anos. Seu colega Otavio de Camargo Skrzek lembra que é importante sempre usar repelente. O trabalho foi desenvolvido nas salas de aula, tanto da Base Nacional Comum, quanto no Contraturno, através de produção de frases, desenhos e folhetos/folders, projetos de estudo e oficinas que retratam os cuidados necessários para manter o ambiente seguro e livre do Aedes Aegypti.

No dia 26/02/2016 mais de 300 estudantes foram às ruas para realizar uma mobilização junto aos moradores do entorno da escola mostrando as ações de prevenção realizadas.

Os estudantes dos 5os anos foram desafiados a criar os painéis informativos para serem expostos nos murais da unidade. A música de entrada/saída que está sendo usada também se remete ao tema trabalhado pela escola toda.

Também, a direção da escola potencializou ações para eliminação de criadouros: uso de água sanitária em ralos e calhas, limpeza da superfície da cisterna e vistorias diárias na escola.

Autor: CEI Belmiro Cesar, EM | Fonte: Daniella Blanc Pierri Marques
TIRA FOCOS 1