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Escola Municipal Batel realiza primeira reunião de pais e responsáveis de 2018

    Publicado por:  Silvana Cordeiro de Mello

A Escola Municipal Batel realizou no dia 10 de março, no período da manhã sua primeira reunião de pais e responsáveis de 2018.

 

A reunião contou com um grupo significativo de pais que tiveram a oportunidade de conhecer a escola, suas regras e normas, a partir das falas da diretora Lucineia Percigili e da vice-diretora Naiara Chandelier. Também conheceram a equipe de professores da escola e puderam elucidar suas dúvidas sobre questões pedagógicas e encaminhamentos de atividades durante o ano letivo.

 

A escola Municipal Batel atende alunos do Ensino Fundamental do 1.º ao 5.º ano, contando atualmente com 14 turmas divididas entre os turnos da manhã e da tarde.

 

PAUTA

 

REUNIÃO DE PAIS DIA 10/03 – SÁBADO

1 – Entrada e saída: Ao sinal (07h30min – manhã e 13h15min – tarde) os alunos deverão dirigir-se ao pátio para formação das filas, Os pais devem observar o horário de entrada para não permitir que seus filhos cheguem atrasados.

 

2 – Atrasos: o aluno não retornará para casa por motivo de atraso. Os pais, cujos alunos chegarem atrasados à escola, deverão se identificar na secretaria para registo. No caso de reincidência será encaminhado à direção para que sejam tomadas as devidas providências.

 

3 – Saída antecipada: só será permitida quando comunicada previamente por meio de bilhete na agenda escolar e com a presença do responsável que deverá dirigir-se à secretaria para registro da saída em livro próprio. Fica proibida a saída do estudante menor de idade, do estabelecimento de ensino sem a presença do seu responsável legal.

 

4 – Faltas: Só poderão ser justificadas com atestado médico. Caso o aluno necessite faltar por motivos familiares, os pais deverão entrar em contato com a equipe diretiva da escola para justificar essa ausência com antecedência. Lembramos que de acordo com a legislação em vigor e o ECA – Estatuto da Criança e Adolescente – é dever dos pais garantir a frequência dos filhos na escola e é obrigação do gestor escolar monitorar e comunicar as faltas dos estudantes as autoridades competentes. Faltas consecutivas ou reincidentes no mesmo mês, sem justificativa legal será comunicado ao Conselho Tutelar.

 

5 – Uniforme:

- Agasalho azul-royal com logomarca da escola (calça, jaqueta).

- Bermuda azul-royal com a logo;

- Short-saia com a frente azul claro, logo da escola e short azul-royal;

- camiseta branca com duas listras azul-royal e azul-claro e logo da escola.

O uso do uniforme contribui para a organização da escola, segurança e identificação do aluno e economia da família.

 

6 – Atendimento aos pais:

6.1 Os pais que procurarem a escola, deverão dirigir-se à secretaria, que os encaminhará aos profissionais competentes.

 

6.2 Não é permitida a entrada dos pais em sala de aula. Solicitamos aos mesmos agendar com antecedência, via agenda, encontro com os professores nas permanências a fim de evitar interrupções no horário de aula.

 

6.3 – Permanência: todo professor tem um dia de trabalho fora da sua sala de aula em que fará o planejamento, organizará seu material de trabalho ou participará de cursos de formação ofertados pela SME (Secretaria Municipal de Educação). Este dia é chamado de permanência e os alunos terão aulas de Arte, Educação Física e Ensino Religioso.

 

7 – Livros didáticos: são emprestados aos alunos e deverão ser devolvidos ao final do ano letivo em perfeito estado de conservação:

Limpos e sem rasuras (4º e 5º anos – todos; 2º e 3º anos – livros de História, Geografia e Ciências); Em caso de transferência, os mesmos deverão ser devolvidos na secretaria da escola em perfeito estado para que outros alunos possam utilizá-los.

 

8 – Lanche: a escola serve diariamente lanche variado e gostoso, elaborado por nutricionistas da prefeitura, não havendo necessidade de enviá-lo de casa. Quando optarem por mandar o lanche, observem as seguintes recomendações: Bolacha água e sal; pão com margarina; frutas; sucos em garrafas plásticas sem identificação do produto. Salientamos que não mandem líquidos em garrafas de vidro, evitando assim acidentes. Lembramos que água é uma bebida saudável e extremamente importante em dias mais quentes. Sendo assim, solicitamos que enviem diariamente com seu filho uma garrafa plástica para isso.

 

9 – Medicamentos: De acordo com a Resolução Estadual Secretaria Estadual de Saúde SESA nº 318/2002 – A escola só pode administrar remédio mediante uma autorização por escrito e assinado pelos pais e/ou responsáveis, com horário e dosagem do remédio e anexa a RECEITA MÉDICA atualizada.

 

10 – Regimento Escolar: Orientações passadas aos estudantes na semana de 19 a 23/02. Cada estudante receberá na sua agenda o regimento.

 

11 – Sugestões, reclamações e/ou criticas: deverão ser encaminhados à Direção e Vice-Direção da Escola e/ou Equipe Pedagógica. A seguir constam os deveres dos alunos e pais conforme constam no Regimento Escolar. Salientamos a importância da leitura do mesmo com seus filhos.

 

PAUTA DA REUNIÃO DE PAIS COM AS PROFESSORAS

 

1 – Material escolar: o aluno deverá trazer o material básico solicitado na lista, evitando materiais sofisticados e caros. Solicitamos que os pais acompanhem a utilização do material e façam a devida reposição, quando necessário.

De acordo com a Lei Estadual nº 18.118/2014 de 24/06/2014 fica proibido o uso de qualquer tipo de aparelho/equipamentos eletrônicos durante o horário de aulas nos estabelecimento de educação de ensino fundamental e médio no Estado do Paraná. Desta forma, comunicamos que a escola não se responsabilizará pelo extravio, roubo ou danos aos objetos mencionados (aparelhos/equipamentos eletrônicos) além de brinquedos e/ou outros objetos de valor (Regimento Escolar Art. 136 Inciso IV e XI) Verifique com seu (a) filho (a), diariamente, sua mochila para evitarmos situações como essa.

 

2 – Agenda escolar: solicitamos aos pais e/ou responsáveis que leiam, assinem e usem a agenda diariamente pois ela será nosso canal de comunicação. Obs.: manter sempre os números de telefone atualizados para contato, na agenda do aluno e na secretaria da escola.

 

3 - Bonés: o uso deste é permitido durante as aulas de Educação Física, recreio e passeios.

 

4 – Recreio: O recreio tem duração de 20 minutos e os estudantes ficam separados nos espaços: 1º e 2º anos no pátio coberto próximo aos banheiros, 3º anos no pátio coberto próximo ao bebedouro e os 4º e 5º anos na quadra. Em dias de chuva, é organizado recreio com filme no auditório para 3 turmas com as outras 4 embaixo no pátio coberto. Os estudantes são orientados pelos profissionais da escola a brincarem de forma saudável evitando brincadeiras inadequadas. Pedimos a colaboração dos pais no sentido de reiterar essa orientação.

 

5 – Currículo: Nossas ações pedagógicas no interior da escola estão balizadas pelo Currículo da Rede Municipal está disponível no site: www.cidadedoconhecimento.org.br e que foi construído pelos profissionais da Rede Municipal de Curitiba, pelo PPP da escola, discutido e elaborado nos últimos anos (2013-2016) pelos profissionais da escola.

 

5 – Encaminhamento metodológico: As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.

 

4 – Sistema de Avaliação: a avaliação terá como finalidade acompanhar e aperfeiçoar a aprendizagem. Será avaliado o desempenho acadêmico dos alunos de formas diferentes (atividades na escola, tarefas de casa, trabalhos, pesquisas, produções de texto, e avaliações trimestrais da escola). A escola tem os Critérios de Avaliação do Rendimento Escolar definidos pela SME dentro dos respectivos anos de escolarização. A avaliação é contínua, permanente e cumulativa, com registros em Pareceres Descritivos que serão assinados pelos pais, trimestralmente, com agendamento prévio comunicado antecipadamente a família por meio de convocação para reunião. É de suma importância o acompanhamento do rendimento escolar do aluno, por parte da família.

 

5 – Lição de casa: será enviada semanalmente e deverão ser feitas pela criança. Quando esse não conseguir, o adulto que o acompanha nessa tarefa poderá comunicar a professora via agenda a dificuldade encontrada pelo estudante.

Dicas de estudo:

  • Estabeleça um horário de estudo com seu (a) filho (a);
  • Desenvolva o hábito de estudar sempre na mesma hora;
  • Antes de iniciar os estudos verifiquem se a criança dispõe de tudo que vai precisar para executar aquela tarefa (dicionários, tesoura, cola, etc);
  • Organize um local bem iluminado, arejado e livre da interferência de pessoas e barulhos (rádio, TV, celulares, etc)
  • Oriente-o quanto a posição ao sentar-se (sempre com o tronco ereto, outras posições provocam cansaço);
  • Oriente-o a iniciar a tarefa, resolvendo os exercícios dos mais fáceis para os mais difíceis, evitando assim o desânimo;
  • Caso perceba dificuldades da criança ao realizar a tarefa, comunique a professora via agenda;
  • Incentive-o a estudar diariamente os conteúdos estudados no dia anterior, não deixando para estudar tudo somente um dia antes da avaliação.
  • Estabeleça um horário diariamente para que seu (a) filho (a) vá para a cama. E lembre-se: A quantidade de horas de sono também influencia no desempenho acadêmico do (a) aluno (a). Especialistas indicam de 10 a 12 horas de sono para crianças em idade escolar, pois ele é um componente essencial para a consolidação da aprendizagem pela criança.

 

 

 

 

Autor: Batel, EM | Fonte: E.M Batel
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1.ª Reunião de Pais
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