Escola de Pais reúne famílias de estudantes do Núcleo Matriz

Publicado por:  Vanessa Alves de Oliveira

Na noite do dia 20 de maio, a Rua da Cidadania Matriz recebeu os pais de crianças dos CMEIs e estudantes das escolas municipais para palestras, com o objetivo de aproximar os pais das unidades educacionais, oferecendo suporte nas diversas áreas referentes à formação dos filhos.

“A intenção da Escola de Pais é formar uma rede colaborativa entre famílias curitibanas e a Secretaria Municipal da Educação para discutir temas contemporâneos afetos aos papéis das famílias e das instituições educativas na educação de crianças e estudantes”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Segundo Carla Trisotto, da Coordenadoria de Equidade, Família e Rede de Proteção (CEFAR), os encontros serão realizados uma vez por mês. “As famílias têm a oportunidade de participar de palestras interativas para trocar saberes do que é necessário para o melhor desenvolvimento de seu filho”, comentou.

Temas como a importância do afeto, diálogo e limites na educação dos filhos, relação entre família e escola, família e participação nas atividades escolares, a importância da brincadeira, a tecnologia e a educação dos filhos são alguns dos assuntos propostos para os encontros.

Acompanhamento Familiar na Escola
Carla Trisotto também enfatiza a importância da família estar presente na escola. “A principal parceria da escola é a família, porque ela pode dar o suporte, encorajar o estudante, orientar e mediar valores e atitudes que são essenciais para o aprendizado”, disse.

João Batista, pai do aluno Leonardo, considera fundamental participar ativamente dos encontros proporcionados pela Escola de Pais. “Acho de grande importância participar das reuniões até para avaliar como está o desenvolvimento do meu filho. Um pai e uma mãe presentes na vida do filho fazem toda a diferença”, argumentou.

Autor: NRE Matriz | Fonte: Cidade do Conhecimento/ NRE
Escola de Pais