ESCOLA BOLESLAU FALARZ NO PROJETO CONHECENDO SANTA FELICIDADE.

    Publicado por:  Lucilene Guimaraes Paixao

Hoje, foi a vez da EM Monsenhor Boleslau Falarz fazer o roteiro, referente ao Projeto Conhecendo Santa Felicidade. As crianças, acompanhadas da professora Cristiane que elaborou e desenvolveu o projeto com seus estudantes de 3º ano, puderam participar de uma rota cheia de aprendizagens, descobertas e encantamento.

            A rota teve início na Casa Culpi, onde as crianças ouviram do senhor Pereirinha -Conselheiro de Patrimônio Histórico de Curitiba - a história e a importância de ler as placas que estão nos monumentos. No trajeto, foram conhecendo construções ainda preservadas pelas primeiras famílias que colonizaram o bairro, passaram pelo cemitério - que também tem muitas histórias para contar e, na Igreja Matriz, ouviram a história do início do bairro, contada pela professora Sandra. Também aprenderam sobre a preservação do patrimônio, a restauração das pinturas das paredes... com os seus celulares, fotografaram tudo o que achavam interessante...participando do Projeto: O olhar dos Curitibinhas sobre Santa Felicidade.

Neste projeto, as fotos selecionadas irão virar "quadros" e " cartões postais". A próxima parada foi no Vinhos Durigan que sempre recebem as crianças com alegria e as oferecem um delicioso suco de uva. Em seguida, a explicação do senhor Pereirinha sobre o significado das esculturas, que representam a fabricação do vinho. A história da casa dos contos, casa das pinturas.

Seguindo a Av. Manoel Ribas mais construções antigas e mais histórias, a casa dos gerânios, o antigo moinho, o Restaurante Cascatinha, o Portal de Santa Felicidade e o significado dos símbolos presentes na sua construção. Enfim, o Tigre do artista paranaense João Turim e o maravilhoso almoço no Restaurante Castello Trevizzo, que foi aberto no almoço apenas para servir as crianças e com a presença do proprietário - S.r. Gilberto Trevizan e sua família que de uma forma muito carinhosa e simpática, conversaram com os estudantes e ficaram presentes, acompanhando e muito preocupados, com o bem estar de todos. Sem palavras para agradecer todo o carinho e trabalho dos parceiros.

Autor: NRE Santa Felicidade | Fonte: DENISE LUCIENE LIPINSKI RUTKOSKI
00250794.jpg
Hoje, foi a vez da EM Monsenhor Boleslau Falarz fazer o roteiro, referente ao Projeto Conhecendo Santa Felicidade. As crianças, acompanhadas da profes
1/16