Esbanjar ou sobreviver (Consumismo)

    Publicado por:  Ana Rigo Novatzki

Quando pensamos em Educação Ambiental precisamos observar nossas ações diárias e pensarmos de que forma podemos contribuir para que haja sustentabilidade, à manutenção da vida e da biodiversidade.

Este planejamento foi aplicado nas aulas da Biblioteca.

Antes da aplicação da aula no dia 17/08/22, foram coletados os resíduos das cinco salas de aula da Escola Municipal Professor Erasmo Pilotto, colocados em pacotes transparentes para facilitar a observação, fotografados, depois espalhados no chão e fotografados novamente. (Das lixeiras azuis (recicláveis) e das lixeiras pretas (descartáveis). Somente uma turma depositou corretamente os recicláveis na lixeira azul.

No dia 23/08/22 foi coletado novamente os resíduos da sala do 7A.   Na lixeira preta estavam misturados restos de alimentos que deveriam ser depositados na bandeja do lanche (Empresa responsável) e plásticos que deveriam estar na lixeira do reciclável. Na lixeira azul, estava quase tudo correto, exceto um lápis. As fotos e os pacotes foram colados no flipchart e passados no multimídia para melhor visualização.

          Quando os estudantes entraram no auditório, visualizaram as instalações com roupas e embalagens de produtos em geral, ficaram curiosos. Na sequência foram instigados pela professora: O que aquilo sugeria? O que significava? Quais sensações/emoções estavam experimentando ao observar? Ficaram pensativos e responderam: recicláveis, lixo, sensação de confusão, bagunça, surpresa, consumo, entre outras. (Reflexões)

Na sequência forammotivados a falarem sobre a sua forma de consumo,de sua família e qual o destino dos resíduos produzidos em sua casa. Alguns falaram que separam, outros que jogam tudo junto, outro disse que com o óleo usado a vó faz sabão.

 A professora deu um pedacinho de papel para que cada estudante respondesse a enquete anotando o número da legenda que melhor o representava. 1- Separa o orgânico do reciclável. 2- Faz compostagem ou enterra os resíduos orgânicos. 3- Coloca para a coleta sem separação do resíduos. Foram colando e construindo o gráfico no flipcharp. 

O resultado entre 32 participantes foi: 15 fazem a separação, 05 fazem compostagem/enterram e 12 descartam tudo misturado. Teve análise do gráfico e diálogo para conscientização e mudanças de atitudes. Ficaram pensativos.

No decorrer, os estudantes foram questionados sobre os resultados do descarte dos resíduos de sua sala de aula e lembrados que já tinha sido trabalhado em outros momentos o mesmo assunto, inclusive colocadas 2 lixeiras em cada sala. Ficaram apreensivos e alguns indignados por saber que tem pessoas que não colocaram no lugar certo os resíduos. Dialogamos sobre o assunto.

Na segunda aula, a professora perguntou se conheciam o termo “sistema linear/economia linear e no que influencia? Alguns disseram que sim; mas, depois indagados novamente não responderam.

Na sequência foi apresentado o documentário “A história das coisas” (The storyofstuff, 2007)   de Fábio Gavi e elenco Annie Leonard, através do Youtube. (9min). (Multimídia móvel).

O documentário aborda o processo pelo qual passam as coisas: Extração, produção (transmutação em rejeitos) distribuição, consumo e descarte. Fala sobre o consumo exagerado de bens materiais, e o impacto negativo que esse consumo causa no meio ambiente. Mostrando a necessidade de vivermos de forma mais justa e sustentável.

Após a apresentação, foi aberto espaço para reflexões, diálogo referente ao documentário, o que é o sistema linear e que ações podemos assumir voltadas à sustentabilidade, à manutenção da vida e da biodiversidade.

Conforme foram respondendo também foram anotando no mapa mental/cartaz: Consumir menos, separar os resíduos, evitar muitas embalagens, comprar só o que é necessário, doar o que não usa, colaborar com o meio ambiente, reaproveitar, evitar sacolas plásticas/usar de pano, menos desmatamento e consumo de plástico, não jogar lixo no chão, rios e lagos, descartar menos, economizar energia, menos lixo e mais cuidado. (Foi exposto na parede ao lado da sala da turma). 

Este projeto foi desenvolvido com as turmas: 4º ano, 5º ano, 6º ano, 7° ano e 9º ano.

Percebe-se que o processo de conscientização sobre os cuidados referente ao meio ambiente é lenta e precisa ser retomada e contínua para que se torne significado. Cada um fazendo sua parte mesmo que os resultados não sejam imediatos, é uma esperança.  A turma foi bem participativa e acredito que as sementes foram plantadas.

OBS: No decorrer do ano, será retomado para observar se os estudantes demonstraram mudançasem seu comportamento com relação ao descarte correto da produção de seus resíduos.

Autor: Professora Sandra Longo | Fonte: Escola Municipal Professor Erasmo Pilotto
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