Era uma vez ...

    Publicado por:  Caroline Kupczki Krezko

“Estamos dentro do livro!”

“Sim, estamos dentro da história!”

 

As crianças do pré único ao entrarem no Bosque do Alemão, entraram no mundo da História de João e Maria; de forma tão protagonistas, nos obrigando a começar esta narrativa assim:

“Era uma vez”... Em lugar distante lá no bairro Pinheirinho, no CMEI Dr. Eraldo Kuster, a turma do pré único com suas professoras, Anelise e Márcia, a assistente administrativo Suzi, a Juliana do projeto Linhas do Conhecimento, e eu saímos em busca de uma aventura, rumo ao Bosque Alemão a fim de percorrermos a trilha de João e Maria.

As crianças há dias estavam ansiosas esperando pelo momento, as professoras haviam aberto o Livro dos Irmãos Grimm e tinham contado e recontado a história de João e Maria em versões diferentes.

Quando finalmente chegara o grande dia, La fora caia uma garoa fria. Os adultos estavam indecisos: aquele tempo instável, talvez não seja adequado sair com as crianças; e se a chuva aumenta... No entanto, na cabeça das crianças só havia uma certeza, vamos para a História de João e Maria.

Assim a rotina do sono das crianças fora interrompida; encapuzadas, com roupas quentes, touca, calçados fechados; era hora de pegar o ônibus e seguir em direção a grande aventura.

E lá se foram. Já dentro do ônibus, a euforia e encantamento das crianças, eram reveladas em suas falas; nos risos e olhares. Através dos vidros iam descrevendo o que viam, desvelando vivencias anteriores; ao passar pelo Canal Belém disseram, - olha o rio, - a cachoeira, - olha a piscina, - o mar; - já fui ao mar, - já nadei com meu irmão; - eu vi um arco ires; - olha que peninha, o passarinho não consegue voar, - eu gosto de ficar de cinto, - eu não gosto de fica de cinto (estavam falando do cinto de segurança); reconheceram a Havan, a Katherine ao ver a estatua disse - olha Ivete é o Jesus; e as falinhas continuavam; - meu pai trabalha aí; - olha o mundo do chocolate, - o cachorro está de saia, - prof. jogaram lixo, é proibido, - olha prof. está escrito, a rua é bonita, - é proibido fumar; - placa de incêndio, - prof. vi o Nemo; - eu vi uma vaca de plástico, - olha é uma prisão (bisão) - olha o balão lá no céu, - olha o polícia, to vendo ali, - a casa da minha vó é longe, - está demorando demais, - prof. to louca para ver a bruxa e assim seguiram até chegar ao Bosque.

Ao chegarmos ao bosque, assim que embrenharmos pelo carreiro, talvez favorecido pelo ambiente frio e uma pequena garoa; a vereda cercada e coberta por galhos de árvores, o Daniel (4 anos) falou, - né Ivete que estamos dentro do livro?  E a Aghata Victória (4 anos) complementou – sim nós estamos dentro da história.

Tudo contribuiu para o ar de mistério; a magia devidamente criada pelas professoras; o enredo favoreceu para as crianças sentirem-se dentro da história dos irmãos Grimm. Dava até para imaginar o que se passava naquelas cabecinhas inocentes e criativas.

Assim, seguimos fazendo o caminho de João e Maria. As paradas iam desvendando o enredo da historia, a parada maior foi na casa encantada da Bruxa; só que não tinha doces e a Bruxa contou uma história compriiiiiida, mesmo com os olhos brilhando e fixos na Bruxa, as crianças bocejaram de sono. O clima convidativo fizera voltar o soninho interrompido. Após uma pausa na aventura, para um xixi, continuamos pela trilha do João e Maria.

O Guilherme com sua diplegia seguiu feliz andando nas pontas dos pés. Justo neste dia, o tênis não parava. Chegou uma hora que ele largou os tênis; como suas meias eram grossas e bem quentinhas e o carreiro não estava mais molhado, o deixamosele seguir descalço e a vontade. O Gustavo aventureiro queria ir bem pela beiradinha do carreiro; já o Davi com seu espírito protetor sempre segurando a sua mão, puxava-o de volta para não cair.

De parada em parada a Juliana foi narrando o caminho percorrido por João e Maria e as crianças e nós percorremos juntos. Ao chegamos de volta no portal foi hora de sair de “dentro do livro”.

Então, antes de voltar para o ônibus; a pequena decepção de na casa da Bruxa não ter doces foi compensada no portal do Bosque com um delicioso lanche; fizemos um piquenique com wafer, morangos, bananas e Yakult do bob esponja. Recarregada as energias, uma última pose para foto, eternizando, também com imagens, o quê (os momentos vividos), com certeza estará bem guardado na memória das crianças e de todas nós.

De volta no ônibus, se havia cansaço, não demonstraram às conversas, os risos, as canções infantis ressoaram na voz das crianças por todo trajeto.

Chegamos ao CMEI na hora da sopa, no entanto, não houve espaço para fome, com tantas histórias a serem contadas e continuaram contando aos familiares, que logo chegaram para buscar, os aventureiros e aventureiras.

É, talvez até tenhamos saído do livro dos Irmãos Grimm, mas não saímos de dentro da história; isto é, da história fascinante, escrita pelas crianças do pré único, com a coadjuvante participação de nós adultos/as.

Assim eles marcaram, o que viveram, para sempre...

Fim

Autoria: Pré Único

 

Autor: Dr. Eraldo Kuster, CMEI | Fonte: Ivete Bussolo
00237421.jpg
casa da bruxa
1/105