Equipe multidisciplinar do NRE Boa Vista apresenta plano de trabalho a partir dos resultados da Prova Curitiba

Publicado por:  Paulo Henrique Machado

A equipe multidisciplinar do Núcleo Regional da Educação (NRE) Boa Vista apresentou, nesta segunda-feira (27/05), em seminário no Salão Atos do Parque Barigui, as propostas de ações com as escolas municipais a partir dos resultados obtidos pelos estudantes na Prova Curitiba. Desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação, a avaliação foi aplicada em março aos estudantes do 2º ao 9º do Ensino Fundamental, contemplando conteúdos de Matemática, Língua Portuguesa e produção de texto.

Durante o evento, as equipes das dez regionais trouxeram dados e gráficos sobre as escolas para serem compartilhados e avaliados. A partir dos resultados obtidos na avaliação, organizados por escola e por disciplina, foram identificados os pontos positivos e as áreas em que será necessário reforçar ações para a garantia da qualidade do ensino nas escolas municipais.

O NRE Boa Vista apresentou aos participantes uma proposta que tem transformado a rotina dos estudantes das escolas da regional: a "boneca dos desafios". A pequena boneca de pano, chamada Ediana, foi a forma inventada pela equipe multidisciplinar para apresentar às crianças enigmas, problemas e textos para interpretação, além de atividades de raciocínio. Quando a boneca chega à escola com um problema, professores e estudantes podem utilizar quaisquer materiais que julgarem convenientes para resolverem seus desafios. Todos os procedimentos usados para as resoluções são registrados e depois seguem viagem com a Ediana, que dessa forma, constitui um arcabouço com as diferentes possibilidades de aquisição do conhecimento.

No evento, a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, ressaltou a importância das avaliações no âmbito do cotidiano escolar, afirmando que "a avaliação é direção": "a Prova Curitiba é um dos caminhos para o nosso planejamento e direcionamento na Rede Municipal de Ensino. A partir dos resultados estamos traçando estratégias para o desenvolvimento educacional dos estudantes, além de propor e rever ações formativas destinadas aos profissionais". Nesse sentido, a avaliação busca equilibrar o que está proposto pelos componentes curriculares com os direitos de aprendizagem e habilidades que são previstos para cada ano.

Autor: NRE Boa Vista | Fonte: SME e NRE Boa Vista
NRE Boa Vista no II Seminário Prova Curitiba