Equipe de Permanência: O que e para que?

    Publicado por:  Tamara Ferreira Silveira Assuncao

Os professores de educação infantil, tem o direito garantido em lei, de realizar semanalmente 8 horas de permanência, neste momento que eles realizam o planejamento das ações pedagógicas, participam de formação continuada, reúnem-se com as famílias, estudam e aprofundam temas pedagógicos.

Para que isso seja possível, há no CMEI uma equipe formada por professores de educação infantil, que assumem, naquele dia específico, as ações de educar e cuidar daquela turma.

A equipe de permanência é formada por professores em igualdade com todos os demais professores do CMEI, seja em escolaridade, experiência e/ou domínio pedagógico.

Neste dia as professoras da equipe de permanência realizam as propostas planejadas por elas e validadas pela pedagoga com a turma. Por isso, é importante esclarecer que esta equipe tem um planejamento próprio, que respeita as especificidades de cada turma da unidade e mais especificamente de cada criança.

Este é um desafio para o profissional que integra esta equipe, conhecer os documentos norteadores do processo pedagógico da rede municipal de ensino, considerando todas as faixas etárias atendidas na unidade educacional.

Em nosso CMEI a equipe de permanência em 2021 é formada pelas professoras Fátima, Nilce e Regina. Atualmente, com o ensino remoto, elas planejam quinzenalmente duas propostas para compor o Kit pedagógico de cada turma. Sempre primando pela experiências e vivências fundamentais para as nossas crianças.

Autor: Tamara Ferreira Silveira Assunção | Fonte: CMEI Ubatuba/Tambaú
00292911.jpg
Mallu - Maternal II
1/10