Equipe de Permanência: Criança e Natureza = Encantamento

    Publicado por:  Tamara Ferreira Silveira

A Equipe de Permanência do CMEI Ubatuba/ Tambaú realiza um trabalho que tem o objetivo de promover experiências e experimentações de brincadeiras ao ar livre, proporcionando às crianças interação com o meio ambiente ao seu redor e com os colegas. As crianças podem vivenciar nesse espaço atividades lúdicas que estimulam o movimento e a curiosidade, as propostas planejadas acontecem através de brincadeiras com pneus, bolas, cordas, balanço na árvore e várias outras criadas pelas próprias crianças.

Esses momentos permitem uma vivência única às crianças, através de propostas pensadas para esses espaços, o mais importante é o contato com a natureza, cada criança escolhe o colega para brincar e do que irão brincar, fazem “comidinhas” com elementos naturais, e a felicidade impera nesse ambiente.

Esse espaço proporciona um aprendizado onde os sentidos são apurados, o diálogo corre livremente, promovendo a autonomia na realização de práticas do cotidiano.

O encantamento acontece com as folhas caídas no chão, borboletas, galhos, passarinhos, árvores, água da chuva. A cada sorriso nos permite refletir o quanto vale a pena fazer parte desse momento de descobertas e aprendizagens, onde cuidar de si e do meio ambiente faz parte do desenvolvimento integral da criança.

Autor: Professoras Fátima, Nilce e Regina | Fonte: CMEI Ubatuba/Tambaú
00311371.jpg
Tesouros da Natureza.
1/7